Notícias
Ministro da Justiça fala aos servidores da Funai
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou, na manhã dessa quarta-feira, 9, de um encontro com os servidores da Funai, no auditório da sede da instituição. Cardozo esteve acompanhado da presidenta da Funai, Marta Maria Azevedo, e ressaltou a importância e necessidade de fortalecimento da Fundação. Segundo ele, a Funai é um braço do Ministério da Justiça que precisa ser valorizado, enquanto “órgão vital ao funcionamento do MJ. A Funai precisa de apoio para resolver seus problemas e cumprir a sua missão”, disse.
Segundo o ministro, o primeiro passo, que já começou a ser dado, é a melhoria e eficiência da gestão para, a partir de então, ser possível reivindicar a ampliação de cargos, estruturas e equipamentos. Cardozo anunciou também a intenção de elaborar, junto aos diversos órgãos que compõem o Ministério da Justiça, uma política específica para tratar de questões relativas às ações de proteção e segurança nas terras indígenas.
“Temos uma missão no ministério, seja com a assinatura de portarias declaratórias [de terras indígenas], com o desenvolvimento de políticas para a posse plena dos indígenas sob suas terras, ou com o desenvolvimento de políticas sociais para garantir os direitos dos povos indígenas. Da nossa parte, há um compromisso para que a Funai seja valorizada e, assim, possamos garantir o estado de direito e a cidadania indígena”, afirmou.
O ministro e a equipe do Ministério da Justiça que o acompanhou também participaram de uma reunião com a Diretoria Colegiada da Funai para tratar das realizações do órgão em 2012 e do planejamento de 2013. De acordo com a presidenta Marta, o planejamento participativo da instituição para este ano deverá estar pronto até final de fevereiro