Notícias
Funai e Neppi/UCDB discutem parceria para fortalecer atuação de estudantes indígenas
A presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria Azevedo, participou de reunião na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande/MS, em que discutiu a importância de fortalecer as iniciativas de formação acadêmica e profissional indígenas já realizadas pela universidade por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi/UCDB). A reunião ocorreu na última sexta-feira, 27, e contou com a participação do secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, de pró-reitores da UCBD e da equipe do Neppi.
Segundo a presidenta da Funai, o Neppi realiza um trabalho fundamental para a defesa dos direitos dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul por proporcionar a oportunidade de formação e pesquisa a estudantes indígenas, que, na prática, significa investir na melhoria da qualidade de vida de suas comunidades.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UCDB, Luciane Pinho de Almeida, reconheceu a capacidade do Neppi de integrar as atividades de ensino à pesquisa e extensão por meio da interdisciplinaridade e reforçou o papel do núcleo para a formação de jovens indígenas. A UCDB, por meio do Neppi, oferece bolsa integral a 50 estudantes indígenas em diversos cursos de graduação.
Uma das propostas apresentadas durante a reunião foi a possibilidade de parceria entre Funai e Neppi/UCDB para a construção de um projeto de cartografia social das comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul. Por meio dele, os jovens indígenas realizariam o mapeamento dos recursos naturais, equipamentos públicos e aspectos geográficos, sociais e econômicos de suas comunidades a fim de constituir uma cartografia da territorialidade local. "Nossa intenção é proporcionar aos acadêmicos indígenas condições de produzir conhecimento científico articulado aos conhecimentos tradicionais e, assim, melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas no estado", disse a presidenta da Funai.
A cartografia social incluiria estudantes indígenas vinculados ao programa Rede de Saberes, que tem a finalidade de apoiar e estimular a permanência de acadêmicos indígenas na universidade e engloba, além da UCDB, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade da Grande Dourados (UFGD).
Durante a reunião, o secretário Paulo Maldos também se colocou à disposição para iniciar uma articulação no âmbito do governo federal, objetivando a construção de parcerias entre os diversos órgãos. A intenção é trilhar alternativas conjuntas para garantir a efetivação dos direitos indígenas às populações do Mato Grosso do Sul.
A iniciativa de parceria entre Funai e Neppi/UCDB foi bem recebida pelos participantes que comemoraram esse primeiro contato entre as instituições a fim de fortalecer as ações de formação acadêmica e profissional indígenas com vistas a incentivar uma mudança de vida real e qualitativa nas aldeias. Nesse sentido, a Funai reafirma seu papel no sentido de apoiar ações de educação voltadas aos povos indígenas, por meio do diálogo e parceria com universidades e outros setores do governo e sociedade, a fim de que tais ações educativas se revertam em atividades sustentáveis para as comunidades indígenas.