Notícias
Funai dá posse a Comitê Regional de Cacoal (RO)
A Fundação Nacional do Índio (Funai), Coordenação Regional de Cacoal (RO), deu posse, este mês, ao seu Comitê Regional, formado por 13 servidores da Fundação e 13 indígenas da região. Órgão gestor colegiado, o comitê é responsável por formular e avaliar as políticas públicas de proteção e promoção aos direitos indígenas de forma compartilhada.
A iniciativa, de âmbito nacional, representa um passo importante na reestruturação da Funai e propicia aos índios maior participação na gestão administrativa, especialmente no planejamento, acompanhamento, avaliação e execução dos trabalhos. Em todo o país há 35 comitês paritários implantados.
Com a criação do Comitê, os indígenas poderão cooperar com as políticas públicas a eles dirigidos. Para o Coordenador Regional Urariwe Surui, “o Comitê só vem a fortalecer o protagonismo indígena, em um modelo de gestão compartilhada, que só tende a ganhar forças ao longo dos anos. Se isso traz o benefício da participação e do controle social, traz também responsabilidades inerentes ao controle executivo e orçamentário do serviço público e, inevitavelmente, o preparo para o fim último e maior aos indígenas”.
A Coordenação Regional de Cacoal tem sob sua jurisdição os povos indígenas Paiter Surui (TI Sete de Setembro); Kwazá/Aikanã (TI Kwazá do Rio S.Pedro); Sakyrabiar (TI Rio Mequéns); Cinta Larga e Apurinã (TI Roosevelt e parte da TI. Parque do Aripuanã).