Notícias
DPDS/Funai realiza oficina de reorganização do setor
A Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável(DPDS) da Funai promoveu, de 26 a 28 de setembro, uma oficina de reorganização do setor, que contou com a participação de toda a equipe que integra a DPDS. O objetivo foi pactuar e nivelar o processo de reorganização da Diretoria a partir das mudanças ocorridas com a reestruturação da Funai.
Durante a abertura, a presidenta da Funai, Marta Maria Azevedo, destacou a necessidade de os servidores planejarem as atribuições da DPDS considerando que as atividades da sede devem estar a serviço das ações desenvolvidas pelas Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais. "Nosso objetivo é apoiar o trabalho nas pontas para melhorar o acesso efetivo à terra e aos direitos fundamentais, assim como a qualidade de vida dos povos e comunidades indígenas", afirmou.
Por meio da oficina, os participantes discutiram e pactuaram as atribuições das coordenações-gerais da DPDS e propuseram a redação do Regimento Interno da Funai, no que diz respeito às atribuições de cada coordenação-geral da Diretoria.
Com o Decreto 7.778/2012, a DPDS passou a ser composta por cinco coordenações-gerais, sendo elas: Coordenação-Geral de Gestão Ambiental; Coordenação-Geral de Licenciamento; Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania; Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento; e Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais.
No encerramento, ocorrido na manhã do dia 28/9, os representantes de cada grupo expuseram para o conjunto de participantes a proposta de redação do Regimento Interno referente a cada coordenação-geral da Diretoria e destacaram a necessidade de formular uma metodologia de trabalho que promova a articulação intersetorial dentro da DPDS, assim como com outros setores da Funai.
Segundo a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Maria Augusta Bolitreau Assirati, "esta iniciativa objetivou dar início à construção de um projeto político da Diretoria para garantia de ações concretas e articuladas com vistas ao desenvolvimento sustentável dos povos indígenas".