Notícias
Projeto GATI fortalece práticas sustentáveis e conservação de recursos em terras indígenas
A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizará entre os dias 19 e 23/09, em Brasília, a Oficina de Implementação Regional do Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI). Este projeto é executado pela Funai, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), organizações indígenas, a ONG The Nature Conservancy (TNC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), contando também com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF).
Além dos parceiros formalmente previstos no Projeto, conta-se também com apoio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), por meio de Termo de Cooperação Técnica firmada com a Funai. A oficina tem como principal foco a participação de 34 técnicos dos Serviços de Monitoramento Ambiental e Territorial (SEMAT), das 17 Coordenações Regionais que prestam apoio as 32 Terras Indígenas indicadas como Áreas de Referência do Projeto. Participam também servidores da Funai Sede envolvidos diretamente no Projeto.
Na oficina, os participantes receberão subsídios para implementação do Projeto GATI no contexto de uma política nacional de gestão ambiental em terras indígenas (PNGATI) e sua inserção no Plano Plurianual de Governo - PPA 2012-2015. Os técnicos também irão compartilhar informações sobre a situação territorial, ambiental e socioeconômico das terras indígenas indicadas como Áreas de Referência.
Por meio do Projeto GATI, pretende-se fortalecer as práticas indígenas de manejo, uso sustentável e conservação dos recursos naturais nas suas terras. O Projeto prevê também a inclusão social das comunidades indígenas, consolidando a contribuição das suas terras como áreas essenciais para conservação da diversidade biológica e cultural nos biomas florestais brasileiros.
As Coordenações Regionais que irão participar da oficina são: Macapá/AP, Palmas/TO, Cuiabá/MT, Manaus/AM, Altamira/PA, Rio Branco/AC, Ji-Paraná/RO, Sul da Bahia/BA, Fortaleza/CE, Governador Valadares/MG, Paulo Afonso/BA, Ponta Porã/MS, Campo Grande/MS, Litoral Sudeste/SP, Chapecó/SC, Maceió/AL, Litoral Sul/SC.
A abertura do evento será no Auditório da Funai, e o restante da programação será realizada no Centro de Formação em Política Indigenista em Sobradinho/DF.
Confira programação: