Notícias
Índios Pataxó vão formar associação para implementar plano de gestão territorial
Lideranças das terras indígenas Barra Velha e Águas Belas, no extremo sul da Bahia, vão se encontrar, no início de julho, para fechar o estatuto da associação territorial do povo Pataxó daquela região, que deverá gerir e implementar o plano de gestão territorial das duas terras. A associação foi proposta pelos líderes, durante a última reunião de elaboração do plano, realizada em maio deste ano.
Oficina de Associação e Projetos Indígenas
Para viabilizar a gestão dos territórios pelos Pataxó, a Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu uma oficina de Formação em Associações e Projetos Indígenas, em Itamaraju (BA), de15 a 17 de junho. A atividade faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional "Impactos do desenvolvimento e salvaguarda de comunidades indígenas" firmado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de "subsidiar a Funai para consolidar conhecimentos e estabelecer metodologias e padrões de referência para as ações de salvaguarda do patrimônio cultural e ambiental das comunidades indígenas".
A oficina foi ministrada pela antropóloga Graziella Sant´Ana e pelo biólogo Thiago Cardoso, consultores contratados pelo projeto. Caciques, professores, jovens e mulheres líderes receberam orientações de como montar uma associação e debateram os caminhos para implementar e administrar o plano. Ao final, foram formados dois comitês, responsáveis pela articulação geral e mobilização de recursos, e pela elaboração do estatuto da entidade.
"Estávamos trabalhando no plano e vimos necessidade de criar uma associação para administrar todo o território, e, na oficina, aprendemos muita coisa boa de que não tínhamos conhecimento: como formar associação, fazer uma prestação de contas, foi muito valoroso", avaliou Alfredo Santana Ferreira, presidente do conselho de caciques da região do Monte Pascoal.
Com a associação formada, o cacique pretende buscar alternativas para trabalhar na proteção e promoção do território de Barra Velha, onde mora. "Vamos acabar de aprovar o regimento e buscar parceiros para trabalhar com a gente em projetos de preservação do meio ambiente, pesca, agropecuária, saúde e educação".
Plano Araguakisã - O plano de gestão territorial de Barra Velha e Águas Belas, batizado pelas comunidades como Plano Araguakisã, que significa "a conquista da terra", visa orientar as comunidades indígenas na busca da sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que fortalece as ações de conquista dos direitos territoriais. O plano traça metas e ações para tratar de temas diversos, como território, meio ambiente, educação, saúde, habitação, cultura e atividades produtivas.