Notícias
Novos servidores são capacitados em Programa de Ambientação e Orientação
Cerca de 140 servidores que ingressaram no último concurso da Funai participam nesta semana da abertura do Programa de Ambientação e Orientação, com uma extensa programação que abrange palestras sobre legislação indigenista do Brasil, histórico das populações indígenas nas regiões, instrumentos de gestão pública e interfaces da Política de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas com outros órgãos de governo. A contratação e capacitação dos agentes faz parte do processo de reestruturação da Funai, iniciado em 2007.
Durante a abertura, na segunda-feira (29) o presidente da Funai, Márcio Meira, falou sobre o momento vivido pela instituição, que há vários anos carecia de um processo de reestruturação. "A população indígena teve um crescimento bastante elevado nos anos 80 e 90. Os governos anteriores acabaram não dando as ferramentas necessárias para o crescimento do órgão que há anos estava sucateado", explica o presidente ao fazer um breve histórico institucional.
As palestras do Programa de Ambientação e Orientação são realizadas em duas etapas. A primeira, no Auditória da Sede da Funai, trata das questões comuns a todos os servidores, como a estrutura administrativa, os antecedentes e atualidades da política indigenista nacional e a gestão participativa instituída pelo Decreto nº 7.056, de 28 de dezembro de 2009, que modificou a estrutura administrativa e o estatuto do órgão indigenista. Na quinta e sexta-feira, os concursados conhecerão o Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho/DF, inaugurado no mês de agosto, onde receberão informações específicas, em grupos, de acordo com a região de atuação.
A programação do encontro prevê a participação do presidente da Funai e dos diretores Aloysio Guapindaia (Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável), Francisca Picanço (Diretoria de Administração e Gestão) e Maria Auxiliadora de Sá Leão (Diretoria de Proteção Territorial) e prossegue até sábado. O evento conta também com a participação de representantes dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão.
No último dia, os novos servidores serão orientados sobre os Instrumentos de Planejamento e Comunicação para implementação do cronograma de 2011. Ao final serão distribuídos certificados do curso. Aqueles servidores que ingressaram no último concurso e que não participaram deste programa estão automaticamente inscritos para o próximo que será realizado entre os dias 13 e 18 de dezembro.