Notícias
Lula participa de festividades na Raposa Serra do Sol
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o convidado de honra da celebração de um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a homologação em área contínua da Terra Indígena Raposo Serra do Sol, em Roraima. A festa foi realizada no Dia do Índio (19 de abril), na comunidade Maturuca, onde a comitiva presidencial desembarcou de helicóptero por volta das 11h30. Cerca de 3 mil indígenas, entre moradores da Raposa Serra do Sol e convidados de outras regiões, estiveram presentes para agradecer o empenho do governo na solução da disputa, mas também para reivindicar mais desenvolvimento para as comunidades. Lula foi recebido por lideranças indígenas e por 400 estudantes que apresentaram uma dança de boas-vindas. Em seguida, o presidente, reuniu-se com representantes de 26 comunidades indígenas da região.
"Eles me entregaram com uma mão um documento agradecendo e me entregaram com a outra mão vinte documentos reivindicando", afirmou o presidente Lula. Em discurso, Lula cobrou um levantamento de todas as demandas indígenas para apresentação à Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), na próxima reunião, em maio. "Eu quero estar presente, com a Funai, para que a gente veja o que está faltando fazer para a gente poder fazer e, ao terminar o meu governo, a gente já esteja, pelo menos, com todas as reivindicações bem encaminhadas", determinou o presidente, como forma de recuperar o atraso e o esquecimento a que foram submetidos os povos indígenas da Raposa Serra do Sol.
O presidente da Funai, Márcio Meira, lembrou da importância do Programa Território da Cidadania Raposa Serra do Sol e São Marcos, como perspectiva de futuro e sustentabilidade para os indígenas. "É importante que os prefeitos, lideranças, tuxauas e o movimento indígena, cada vez mais, se apropriem do Programa Territórios da Cidadania, assim como já acontece no Rio Negro (AM)", lembrou Meira. O presidente do órgão indigenista destacou, também, o fortalecimento institucional a partir da reestruturação da Funai e declarou que o movimento indígena de Roraima já está trabalhando na criação do Comitê Regional, vinculado à Coordenação Regional da Funai em Boa Vista. No Comitê, os membros indígenas participarão diretamente das decisões na execução do Programa de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas, que orienta as atividades da Funai. "Os indígenas serão os protagonistas de sua própria história", concluiu.
Leia a íntegra do discurso do presidente Lula aqui .