Notícias
Indígenas da etnia Cinta Larga participam de curso em GPS e Cartografia
A Funai realizou, no período de 26 a 30 de abril de 2010, o primeiro curso de capacitação em GPS (Sistema de Posicionamento Global) e Cartografia para os indígenas da etnia Cinta Larga. O curso teve a participação de 35 representantes da etnia, das terras indígenas Serra Morena, Parque Aripuanã e Roosevelt, localizadas nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Os ensinamentos foram baseados no funcionamento do aparelho GPS, suas configurações e procedimentos para marcar, inserir e localizar coordenadas, possibilitando a identificação de limites de área, seu uso prático em campo e leitura de mapas.
Para os indígenas o curso foi um fato histórico. Em entrevista à Tv Bandeirantes, o indígena Roberto Cinta Larga falou da importância do curso, que superou todas as expectativas. "Estamos aprendendo muito, e isso vai nos ajudar a preservar a nossa cultura e a riqueza da nossa terra, que sempre chamou atenção dos madeireiros e garimpeiros", afirmou Roberto.
A iniciativa do curso partiu dos próprios Cinta Larga, que teve o apoio da Funai, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT) e das coordenações regionais de Maceió/AL, de Juína/MT e de Cacoal/RO. A atividade, ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Antônio Elihimas, promove a capacitação dos indígenas, no conhecimento das ferramentas necessárias para atuarem durante a aviventação, fiscalização, e proteção de seus territórios, que, juntos, equivalem a mais de 1,8 milhão de hectares. Os indígenas farão o trabalho de monitoramento, em conjunto com os servidores da FUNAI.