Notícias
Funai começa a identificar e delimitar terras indígenas em Caucaia e São Gonçalo - CE
A Fundação Nacional do Índio - Funai, por meio da portaria 1.035 publicada nesta quinta-feira (22) constitui de forma oficial um grupo técnico para identificar e delimitar as terras dos povos Anacés das cidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante no Ceará. O grupo é formado pelas antropólogas Siglia Zambrotti e Júlia de Paiva, além de contar com o engenheiro agrônomo Marcelo Antônio da regional da Funai em Maceió e representantes do governo do Estado.
O grupo terá um prazo de 60 dias para entrega do parecer ambiental e três meses para elaboração do relatório de identificação e delimitação das terras. Os prazos estabelecidos são para análises preliminares. Para levantar as informações necessárias, os pesquisadores vão a campo nos próximos dias. Eles terão 25 dias para fazer o levantamentos das informações que vão compor o documento.
Os povos Anacés, que habitam áreas desses municípios, reivindicam o direito à terra desde o decreto de desapropriação que estabeleceu a implantação do complexo portuário do Pecém. A Funai já havia visitado as terras para acompanhar a demanda local, porém agora com a instauração do grupo técnico os estudos serão realizados pela natureza etno-histórica, antropológica e ambiental.
Segundo a Coordenação Geral de Identificação e Delimitação da Funai, os trabalhos agora são totalmente técnicos para verificar quais são os limites e os direitos dos povos que ali residem. São cerca de 1,2 mil índios que estão distribuídos pela região. Segundo a antropóloga Siglia Zambrotti, o trabalho da Funai é saber se os índios tem direito ou não as terras e tomar providências para que possa melhorar as condições das comunidades tradicionais.