Notícias
Concurso Funai
Locais de prova
Foram divulgados os locais de prova para a primeira etapa do concurso da Funai. Com aproximadamente 110 mil inscritos, o certame visa preencher 425 vagas distribuídas em várias regiões do Brasil. As provas serão de múltipla escolha para todos os cargos e redação para Agente em Indigenismo e Indigenista especializado. Os aprovados em Auxiliar em Indigenismo serão submetidos a avaliação prática. O concurso será aplicado em 23 cidades brasileiras: Barra do Garça/MT, Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Imperatriz/MA, Lábrea/AM, Macapá/AP, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Santarém/PA, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tabatinga/AM, Vitória/ES e São Luís/MA.
Clique aqui , preencha o campo em branco com seu CPF e descubra o local onde irá fazer a prova.
Mais informações no edital: http://www.cetroconcursos.com.br/Projetos/FUNAI_2009/Edital-FUNAI.pdf
Conheça os cargos e suas atribuições:
Indigenista Especializado – voltado às atividades especializadas de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, a sua proteção e melhoria de sua qualidade de vida; realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras; regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas; formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades; planejamento, organização, execução e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial, ambiental, cultural e dos direitos indígenas; acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.
Agente em Indigenismo – planejamento, organização, execução, avaliação e apoio técnico e administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo; execução de atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas; orientação e controle de processos voltados à proteção e à defesa dos povos indígenas; acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades, bem como atividades administrativas e logísticas, de nível intermediário, inerentes às competências institucionais e legais de seu órgão de lotação.
Auxiliar em Indigenismo – atividades fins e operacionais de nível básico, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo de seu órgão de lotação, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. Ou seja, servidores que trabalhão em atividades diretas com as comunidades indígenas.
Carreira Indigenista – uma missão: Precisam os interessados ter em mente que, trabalhar na Funai, mais que um emprego, é abraçar uma causa justa, uma missão. A carreira indigenista é para quem nela acredita e está disposta a lutar, sem transigir, pelos direitos dos povos indígenas, vilipendiados ao longo desses 500 anos de Brasil. O que se pretende, pois, com a readequação estrutural da Fundação é, justamente, reparar os danos e injustiças outrora cometidas contra esses povos, dando-lhes oportunidade de participarem e serem, também, protagonistas de sua própria história.