Notícias
Seminário Nacional de Juventude Indígena: estão abertas as discussões
A cerimônia de abertura do Seminário Nacional de Juventude Indígena foi realizada no último domingo (22/10), às 19h30, no auditório do Hotel Bay Park em Brasília. Estiveram presente representantes indígenas, representantes da Funai e da Secretaria Nacional de Juventude.
O evento foi iniciado com três cânticos apresentados pelo indígena Rony Pareci. Segundo ele, cada cântico tinha um significado: cântico representativo do Povo Pareci, cântico para as mulheres e o último, cântico de harmonia.
Para fazer parte da mesa, foram convidados: a Coordenadora de Educação da Funai, Maria Helena Fialho; o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Alex Nazaré e o presidente da Associação dos Estudantes Indígena do Distrito Federal, Tanielson Potiguara. Segundo Alex, a Secretaria Nacional de Juventude tem total interesse em participar do encontro. Ele acredita na importância do evento para criar uma nova política para a Juventude. "Este é um momento ímpar para se conectar com a juventude indígena", disse ele.
Para Tanielson, o evento é mais que um encontro para discutir políticas para a juventude indígena, é a realização de um sonho dos jovens indígenas de todo país. E para finalizar sua fala, o estudante ressaltou uma frase dita pelos mais velhos do seu povo: "Se o futuro pertence a nós, jovens, vamos trabalhar."
No encerramento, a Coordenadora de Ações para a Juventude Indígena da Funai, Helena De Biasi explicou um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido em várias etnias no período de 10 anos até chegar neste evento. Helena apresentou dados quantitativos e falou da metodologia usada para desenvolver os trabalhos com os jovens. Segundo ela, os temas mais trabalhados a pedido dos participantes foram: educação, esporte, sexualidade/abuso/exploração, território, subsistência, tradição, língua e cultura, dentre outros. Segue programação.