Notícias
Projeto promove cidadania e lazer em Comunidade Indígena do MS
Neste sábado (15/08), a Administração Executiva Regional do Cone Sul, em Dourados/MS, participará da 3º edição do projeto "UEMS na Comunidade", que busca aproximar acadêmicos e sociedade. O evento deste ano tem a intenção de privilegiar o atendimento aos jovens e mulheres indígenas.
Atividades como assessoria jurídica, orientações do Ministério do Trabalho, aplicação de vacinas, exames ginecológicos, aferição de pressão arterial, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, corte de cabelo, sala de leitura, mini-curso de informática, atividades recreativas, passeios pelos pontos turísticos da cidade, apresentações culturais, amistoso de futebol entre acadêmicos indígenas e o time da Aldeia estarão à disposição da comunidade. O Projeto será desenvolvido na escola Tangatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru. Para participar das atividades, a comunidade deve ir à escola das 8h às 16h. Todas as atividades são gratuitas.
De acordo com a administradora do Cone Sul, Margarida De Fátima Nicolette, a Funai apoiará o evento, disponibilizando a alimentação para as 200 pessoas que levarão os serviços à comunidade. Nicolette foi uma das incentivadoras do projeto. "Quando a UEMS veio convidar a Funai a participar, sugeri que o projeto fosse ampliado, pois a idéia inicial seria de levar, apenas, benefício social de aposentadoria, trabalho esse, já desenvolvido por nós. Estima-se que 12 mil indígenas estarão presentes, e levar outros tipos de serviços a eles é importante". A proposta inicial foi ampliada e, assim, o projeto levará lazer, saúde, educação e cidadania para toda a família. "Isso trará benefícios à comunidade e será uma oportunidade para que as famílias se encontrem", ressaltou Nicolette.
O "UEMS na Comunidade"é promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e já atingiu mais de oito mil pessoas nas edições passadas. O projeto conta com as parcerias da Funai, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Prefeitura Municipal de Dourados, Delegacia da Mulher e Conselho Antidrogas, além da participação de cursos da UEMS.