Notícias
Prefeitura de Boa Vista e Funai juntas no apoio a projetos sociais
A Prefeitura Municipal de Boa Vista, em parceria com a Funai, firmou acordo de apoio aos projetos para mulheres e jovens indígenas. A proposta é dar continuidade ao trabalho com as parteiras indígenas, como forma de valorizar a cultura e os conhecimentos tradicionais, a geração de renda agregada, a proteção ambiental com mulheres e jovens e a viabilização às demandas do 1° Encontro de Planejamento de Trabalho das Coordenadoras Regionais da Organização das Mulheres Indígenas do Estado de Roraima (OMIRR e CIR).
O prefeito do município, Iradilson Sampaio, destacou a obrigação moral de ajudar a comunidade indígena, "falta oportunidade para que eles possam produzir". E complementa, "esse é um novo momento, só vai depender da Funai para o acontecimento dos projetos". Gonçalo Teixeira, Administrador Executivo Regional da Funai de Boa Vista, acredita que esta parceria é de fundamental importância, pois considera os indígenas cidadãos de direito, como todo brasileiro.
Nesse primeiro momento serão elaborados as demandas apresentadas no 1° Encontro de Planejamento de Trabalho das Coordenadoras Regionais da Organização das Mulheres Indígenas do Estado de Roraima – OMIRR e CIR, realizado em setembro, e as da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Boa Vista, dos técnicos da Funai de Boa Vista e as das comunidades indígenas, para logo em seguida serem implementados.
A Funai foi convidada pela Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento Social para discutir sobre o Pacto de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Estado de Roraima, e também para participar da capacitação de lideranças sobre violência contra mulheres e jovens indígenas, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.