Notícias
Oficina capacita avaliadores do Plano Nacional de Educação
Pesquisadores/avaliadores reuniram-se, em Brasília (9 e 10/12), para a oficina de capacitação para a metodologia avaliação das 21 metas que compõem o Plano Nacional de Educação - PNE, no capítulo da educação indígena. Participaram profissionais indígenas e não indígenas que foram selecionados pela Fundação Ajuri/RR. O objetivo da atividade foi conhecer o método de avaliação de cada grupo e a apresentação das partes burocráticas do trabalho.
Os pesquisadores e avaliadores, divididos por pólos/região, explicaram as adversidades de cada área que será avaliada, ou seja, aquelas com educação escolar indígena. Discutiram também a melhor forma para a aplicação do questionário e também as burocracias que envolvem todo o processo como locomoção e recursos financeiros. Desses questionários sairão relatórios que devem ser entregues à coordenadoria do projeto até março.
O PNE, com validade decenal, foi criado por meio da Lei 10.172/2001, para estabelecer os parâmetros da educação brasileira. Neste documento há 21 metas relacionadas à educação indígena e como o atual vence em 2010, organizações, como a Funai e a Ajuri, estão reunidas para avaliar, orientar e sugerir o aperfeiçoamento do próximo PNE. Os avaliadores presentes na oficina vão aplicar o questionário nas regiões para detectar os reais problemas e os déficit de cada área.