Notícias
Funai mantém compromisso para criação do Plano de Carreira Indigenista
O presidente da Funai, Márcio Meira, recebeu, na tarde do dia 08, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) e servidores do quadro da fundação, para tratar da proposta de criação do Plano de Carreira Indigenista (PCI), apresentada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em maio de 2008.
Em atenção à reivindicação dos servidores, Márcio Meira propôs que o tema seja pauta da próxima Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), e enviou a proposta do PCI à Casa Civil, ao Ministério da Justiça e ao MPOG.
A implantação do PCI consolidará uma política de recursos humanos específica e diferenciada para o órgão indigenista, onde se considera a necessidade de uma remuneração adequada e atraente como elemento de recomposição do quadro efetivo da Funai. No dia 14 de setembro, o Presidente Lula e a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, receberam da Federação dos Povos Indígenas de Roraima, as reivindicações de comunidades e lideranças indígenas para fortalecimento da Funai, não apenas com a realização de concursos, já autorizados, mas também por meio da implantação do Plano de Carreira Indigenista.