Notícias
Funai mantém administradora de Dourados/MS
A Administração Executiva Regional (AER) da Funai no Cone Sul, no estado do Mato Grosso do Sul, continua sob a direção da servidora Margarida de Fátima Nicoletti, que segue no comando da execução das políticas públicas do órgão indigenista, como representante máxima da Funai em Dourados. A AER Cone Sul realiza uma administração transparente, em constante diálogo com a maioria das lideranças indígenas, que em parceria com a administradora desenvolvem ações sociais de acordo com a demanda das comunidades nas aldeias da região.
A Administração do Cone Sul atende às etnias Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena e um pequeno grupo de lideranças da etnia Terena querem assumir o comando da Administração. Por não representarem a maioria das lideranças e etnias, a Funai entende que a manifestação não tem legitimidade.
Devido à manifestação deste pequeno grupo, os trabalhos da Funai em Dourados continuam paralisados. Além da entrega das cestas básicas aos mais de 45 mil indígenas jurisdicionados pela AER do Cone Sul, a preparação para a safrinha (preparo do solo) e atividades rotineiras e administrativas estão prejudicadas.