Notícias
Funai lamenta acidente aéreo
O presidente da Funai, Márcio Meira, lamenta a perda do servidor da Funasa e do tripulante da FAB, que estavam a bordo da aeronave que caiu na Terra Indígena Vale do Javari, e presta solidariedade às famílias.
Márcio Meira agradece, em nome do governo brasileiro, a ajuda rápida que os indígenas da etnia Matis, prestaram ao localizarem a aeronave e contatarem imediatamente as autoridades e à etnia Marubo, que ajudou nas buscas dos desaparecidos. O serviço prestado por estes cidadãos brasileiros garantiu o salvamento de nove, dos 11 servidores federais que cumpriam a nobre tarefa de imunizar indígenas em localidades de difícil acesso.
Índígenas Matis localizam aeronave da FAB desaparecida
Índios da etnia Matis, da Aldeia Aurélio, localizada a nove horas de voadeira do município de Atalaia do Norte/AM, escutaram, na noite de quinta-feira (29/10), um barulho diferente enquanto caçavam na floresta fechada. Ao procurarem a origem dos ruídos, encontraram a aeronave da FAB que havia desaparecido, com funcionários da Funasa e tripulantes da FAB. O avião foi encontrado no leito do igarapé Jacuratá, há cerca de duas horas da aldeia.
Nesta manhã, os Matis, ao retornarem à Aldeia, fizeram contato, via rádio, com a Administração Executiva Regional da Funai em Atalaia do Norte, que imediatamente passou as coordenadas geográficas para o VII COMAR de Manaus. Por meio das informações repassadas, foi possível determinar a localização exata da aeronave, na Terra Indígena Vale do Javari. A Funai ainda está auxiliando na busca de um passageiro que está desaparecido, provavelmente no Rio Ituí, por meio dos indígenas Marubo da Aldeia Rio Novo – que estão subindo o rio, e da Aldeia Boa Vista, que seguem em sentido contrário.