Notícias
Alto Rio Negro tem ações específicas no Programa Territórios da Cidadania
Representantes do Governo Federal e líderes indígenas do Colegiado Territorial do Rio Negro, do programa Territórios da Cidadania, atuam no fortalecimento da gestão social do Programa. De acordo com o Relatório do Plano de Execução, cujas ações são pensadas com a participação das comunidades, mais de 38 milhões são investidos em ações fundiárias, de infra-estrutura, educação e cultura, saúde e saneamento, organização sustentável da produção e desenvolvimento social. A participação popular é a forma encontrada para superar o desafio de fazer com que os programas e ações do Território Alto Rio Negro da Cidadania Indígena atendam com eficiência às demandas das comunidades dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.
A Coordenadora-geral de Projetos Especiais da Funai, Fabiana Vaz de Melo, explica que as ações do Governo Federal foram qualificadas, ganhando maior efetividade. "A oferta para as demandas e necessidades das comunidades são adequadas de acordo com as especificidades da região", afirma Fabiana e explica ainda que, no Alto Rio Negro, a diversidade de órgãos federais envolvidos reforça os compromissos na coordenação e execução dos projetos e atividades desenvolvidas especificamente para o Território da Cidadania Indígena .
O indígena Clarindo Campos, assessor de projetos da Associação Indígena de Barcelos (Asiba), relata as experiências de inciativa dos povos indígenas da região, em atividades realizadas parcerias com a Funai, com a Fundação Vitória Amazônica (FVA) e com o Instituto Socioambiental (ISA). "O Território da Cidadania está trazendo uma grande esperança pra nós. Nós temos um projeto aprovado para construção de uma loja, mas o Programa vai com certeza melhorar a infra-estrutura aqui na região", comenta Clarindo.
O Programa Territórios da Cidadania foi lançado nacionalmente em fevereiro de 2008 pelo presidente Luís Inácio Lula da silva, para promover o desenvolvimento econômico e garantir que toda a população tenha acesso a programas básicos de cidadania, por meio da estratégia de participação social e ação integrada entre Governo Federal, estados e municípios. O Programa tem a mobilização de 22 Ministérios e mais de 180 ações desse Ministérios. Esse programa está inserido na Agenda Social dos Povos Indígenas, portanto é fundamental que cada gestor que atue de forma efetiva na sua pasta, interaja e conheça as ações do Território.
O Território da Cidadania Rio Negro da Cidadania Indígena abrange uma área de 295.917,10 Km² e é composto por 3 municípios: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. A população total do território é de 79.435 habitantes, dos quais 49.882 vivem na área rural, o que corresponde a 62,80% do total. Possui 2.540 agricultores familiares, 37 famílias assentadas e 11 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,62.