SOBRE O PRÊMIO
Por iniciativa do Ministro das Relações Exteriores e Presidente do Conselho de Administração Superior da FUNAG, Embaixador Mauro Vieira, o Prêmio "Maria José de Castro Rebello Mendes" foi instituído pela Portaria FUNAG nº 71, de 8 de março de 2023, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Com vistas a estimular mulheres estudantes e pesquisadoras de todo o Brasil, bem como residentes no exterior, a refletir e escrever sobre política externa e relações internacionais, o prêmio será distribuído em duas categorias: estudantes de graduação ou graduadas em qualquer área de formação; e pesquisadoras com título de mestrado ou doutorado em qualquer área de formação.
MARIA JOSÉ DE CASTRO REBELLO MENDES
Maria José de Castro Rebello Mendes nasceu em Salvador, em 20 de setembro de 1890. Foi a primeira mulher a ingressar no serviço diplomático brasileiro e também a primeira funcionária pública federal concursada. Ela teve seu pedido de inscrição no concurso inicialmente indeferido, mas, depois de parecer favorável elaborado por Rui Barbosa, pôde prestar o concurso. Aprovada em primeiro lugar, foi nomeada em 28 de setembro de 1918 e começou a trabalhar em 1º de outubro do mesmo ano.
INFORMAÇÕES
PREMIAÇÃO
A primeira colocada em cada categoria receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e terá seu artigo publicado na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da FUNAG.