Periódicos brasileiros na área de Relações Internacionais
À luz do elevado número de periódicos acadêmicos na área de relações internacionais, é importante dispor de métodos de classificação que orientem o pesquisador e/ou estudante. No Brasil, uma referência útil é a classificação “Qualis Periódicos”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a área de Ciência Política e Relações Internacionais. Trata-se de uma categorização dos periódicos em estratos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Essa é uma classificação decrescente de importância, sendo os periódicos do grupo A1 os mais relevantes e os do grupo C, os de menor impacto.
Para conhecer os critérios de classificação adotados pela Capes, bem como para acessar a classificação feita por eles, clique aqui.
O periódico “Cadernos de Política Exterior”, editado pelo IPRI e publicado pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), é classificada como A4 no Qualis único da CAPES (2019).
Este é um trabalho continuado do IPRI e contamos com a sua colaboração para aperfeiçoá-lo. Entre em contato conosco para solicitar a inclusão de outros periódicos ou para sugerir melhorias. O conteúdo dos sítios listados abaixo é de responsabilidade exclusiva dos seus autores.
a) impressos
Cadernos de Politica Exterior / IPRI-FUNAG
Cadernos de Relações Internacionais / PUC-Rio
Contexto Internacional / PUC-Rio
DEP: Diplomacia, Estratégia e Política / Projeto Raúl Prebisch
Revista Brasileira de Politica Internacional / IBRI
Revista de Economia e Relações Internacionais / FAAP
Política Externa / GACINT-USP e IEEI-Unesp
Universitas: Relações Internacionais / UniCEUB
b) Eletrônicos
Caderno de Relações Internacionais / Faculdade DAMAS
Monções: Revista de Relações Internacionais / UFGD
Mural Internacional / PPGRI-UERJ
Relações Internacionais no Mundo Atual / UNICURITIBA
Revista Acadêmica de Relações Internacionais / UFSC
Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais / UFPB