Notícias
Comentários do Ministro Ernesto Araújo sobre a viagem do Presidente Jair Bolsonaro à Índia
Comentários do Ministro Ernesto Araújo sobre a viagem do Presidente Jair Bolsonaro à Índia, em Nova Delhi (29/01/2020)
Nós estamos chegando a um novo patamar, realmente, na relação entre o Brasil e a Índia; uma relação que estava subaproveitada. São países que se estão descobrindo.
Nós formamos um plano de ação para concretizar o potencial enorme dessa relação. Assinamos um número recorde de quinze acordos com a Índia. Vamos agora ter todo um processo de implementação desses acordos, de vários entendimentos; gerar outros acordos. Temos um plano ambicioso de praticamente decuplicar o comércio entre os países, aumentar investimentos, aumentar cooperação em tecnologia.
Tudo isso por duas razões: primeiro, pela importância recíproca entre os dois países, algo que nós sabíamos; mas, quando a gente chega aqui, a gente vê muito claramente a importância que a Índia atribui ao Brasil e a importância que o Brasil pode ter para a Índia. E a segunda coisa, a convergência de visões entre o Presidente Bolsonaro e o Primeiro-Ministro Modi e, portanto, entre os dois governos; a visão de que, em ambos os países, nós temos um processo de reconstrução, de transformação nacional a partir dos nossos valores, a partir da nossa identidade, e de que é sobre essa base sólida que nós temos de edificar economias mais produtivas, inclusive em cooperação um com o outro.
Então, tudo isso gera um momento de muito entusiasmo, um momento de um prestígio enorme que a Índia está atribuindo ao Brasil, e que nós estamos atribuindo à Índia. Foi muito simbólico que o Presidente Bolsonaro tenha sido o Chefe de Estado convidado para a celebração do Dia da Independência da Índia; uma celebração magnífica, aliás, a que nós assistimos hoje. Isso não é algo banal; não é algo que acontece todos os dias. É um sinal muito claro de que são duas grandes nações que estão dando as mãos para chegar a um patamar muito mais alto no mundo.