Notícias
Resultado do Prêmio "Maria José de Castro Rebello Mendes"
A Fundação Alexandre de Gusmão divulgou, nesta sexta-feira, 1º de setembro, o resultado do Prêmio "Maria José de Castro Rebello Mendes" . Nesta primeira edição do prêmio, foram avaliados 69 trabalhos de mulheres estudantes e pesquisadoras de todo o Brasil sobre temas de política externa e relações internacionais.
São os seguintes os artigos premiados:
• Na categoria estudantes de graduação ou graduadas: “A democratização da política externa brasileira”, de Camila Oliveira Santana
• Na categoria pesquisadoras com título de mestrado ou doutorado: “Mulheres diplomatas: uma trajetória histórica de lutas pela equidade”, de Thaís França Guimarães e Marcela de Oliveira Santos Silva.
As autoras receberão prêmio em dinheiro e terão seus artigos publicados na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da FUNAG. A cerimônia de premiação será realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, em 20 de setembro, aniversário de Maria José de Castro Rebello Mendes, primeira mulher a ingressar no serviço diplomático por concurso público.
A Comissão Julgadora concedeu ainda menção honrosa aos seguintes artigos:
• Na categoria estudantes de graduação ou graduadas: “Quem compõe a elite da política externa brasileira? Uma análise do perfil dos ministros das Relações Exteriores (1889-2023)”, de Ana Giulia Ricciardi Aldgeire; e “Fronteiras de um dilema: a inserção brasileira no contexto da disputa de semicondutores sob as lentes da política externa brasileira entre 2019 e 2022”, de Júlia de Góes Caetano Neta e Maria Eduarda Borges Morato
• Na categoria pesquisadoras com título de mestrado ou doutorado: “Comércio internacional e equidade de gênero: a relação da política comercial e a questão de gênero”, de Daniela Ferreira de Matos e Dayene Cristine Peixoto; e “Saúde, mobilidade e relações internacionais: uma análise sobre o desenvolvimento de práticas de diplomacia da saúde global no contexto da resposta humanitária à migração venezuelana no Brasil”, de Beatriz de Mello.
A FUNAG agradece a Comissão Julgadora, que trabalhou com entusiasmo e dedicação nesta primeira edição do Prêmio:
- Ana Flávia Granja e Barros;
- Daniella Poppius Vargas;
- João Alfredo dos Anjos Junior;
- Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos;
- Maitê de Souza Schmitz;
- Maria Regina Soares de Lima;
- Maurício Santoro Rocha;
- Rogério de Souza Farias.
A FUNAG agradece também a importante participação de todas as pesquisadoras e estudantes!