Notícias
Presidência brasileira do G20
O Brasil assumirá a presidência de turno do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano. Estabelecido, em seu atual formato, em 2008, o G20 consolidou-se, desde então, como o principal foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional.
Esta será a primeira ocasião em que o Brasil presidirá o G20 em seu atual formato. Trata-se de processo sem precedentes para o país e oportunidade única para que o Brasil apresente seus atributos e credenciais e projete prioridades de políticas públicas e relações externas nas áreas de atuação do grupo.
O G20 constitui-se atualmente de 21 grupos de trabalho, distribuídos em duas “trilhas” – uma coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, com 13 grupos de trabalho; outra, pelo Ministério da Fazenda, com 8 grupos de trabalho –, além de 11 grupos de engajamento com a sociedade civil.
A programação da presidência de turno do G20 compreenderá mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o território nacional, entre as quais a cúpula de líderes, cerca de 20 reuniões ministeriais, mais de 50 reuniões de altos funcionários, além de dezenas de eventos paralelos.
A Cúpula do G20 durante a presidência de turno brasileira está prevista para ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.