4. Funcionalidades do Sistema
4.1. Autenticar no Sistema - Login
Esta funcionalidade permite ao usuário autenticar e acessar o sistema SIGPNAE.
Passo 1: O usuário deve abrir o navegador e acessar o endereço do sistema: https://www.fnde.gov.br/sigpnae
Passo 2: O usuário deve preencher os campos Usuário e Senha, para se autenticar no sistema:
Usuário: CPF do usuário cadastrado no sistema de segurança do FNDE;
Senha: Senha cadastrada no sistema de segurança do FNDE.
Passo 3: O usuário deve acionar a opção ENTRAR.
Passo 4: O sistema exibe a página inicial, conforme abaixo:
4.2. Consultar Usuários de Monitoramento
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a consulta dos usuários que realizam o monitoramento, podendo consultar também o histórico das alterações realizadas (quais estão com situação = Ativo ou Inativo).
Passo 1. O usuário deve escolher no menu "Monitoramento In Loco" a opção "Usuários", o sistema apresentará a tela "Consultar Usuários de Monitoramento" com os seguintes campos:
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: Campo para o usuário informar o CPF;
- Tipo: Campo de seleção do tipo de usuário (Por exemplo: FNDE; ou CECANE);
- Perfil: Campo para o usuário informar o Perfil (Por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente);
- CECANE: Campo para o usuário selecionar a instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação (Por exemplo: Ativo ou Inativo);
- Cadastrar Novo: Ao ser acionado o sistema apresenta tela para cadastrar um novo usuário de monitoramento;
- Consultar: Ao ser acionado, o sistema apresenta, na mesma tela, a lista de resultados, conforme filtros de pesquisa informados.
Passo 2. Para realizar a consulta o usuário deve preencher pelo menos um dos filtros da pesquisa, e escolher a opção de "Consultar", o sistema apresenta o resultado da pesquisa, conforme abaixo:
4.3. Cadastrar Usuários de Monitoramento
Esta funcionalidade permite o usuário realizar o cadastramento de usuários que realizam o monitoramento in loco.
Passo 1. O usuário deve escolher no menu "Monitoramento In Loco" a opção "Usuários", o sistema apresentará a tela "Consultar Usuários de Monitoramento" com os seguintes campos:.
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: Campo para o usuário informar o CPF;
- Tipo: Campo de seleção do tipo de usuário (Por exemplo: FNDE; ou CECANE);
- Perfil: Campo para o usuário informar o Perfil (Por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente);
- CECANE: Campo para o usuário selecionar a instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação (Por exemplo: Ativo ou Inativo);
- Cadastrar Novo: Ao ser acionado o sistema apresenta tela para cadastrar um novo usuário de monitoramento;
- Consultar: Ao ser acionado, o sistema apresenta, na mesma tela, a lista de resultados, conforme filtros de pesquisa informados.
Passo 2: O usuário deve acionar o botão "Cadastrar Novo" na tela "Consultar Usuários de Monitoramento", o sistema apresentará a tela "Cadastrar Usuários de Monitoramento" com os seguintes campos;
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: Campo para o usuário informar o CPF;
- E-mail: E-mail do usuário que está sendo cadastrado como usuário de monitoramento;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação (Por exemplo: Ativo ou Inativo);
- Tipo: Campo para o selecionar o tipo de usuário (Por exemplo: FNDE; ou CECANE);
- CECANE: Campo para o usuário selecionar a instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Perfil: Campo para o usuário informar o Perfil (Por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente);
- Salvar: Ao ser acionado permite salvar o registro do Usuário de Monitoramento.
- Cancelar: Ao ser acionado, o sistema cancela a ação e retorna para a tela de consulta.
4.4. Alterar Usuários de Monitoramento
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a alteração dos usuários que realizam o monitoramento.
Passo 1. O usuário deve escolher no menu "Monitoramento In Loco" a opção "Usuários", o sistema apresentará a tela Consultar Usuários de Monitoramento com os seguintes campos:.
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: Campo para o usuário informar o CPF;
- Tipo: Campo de seleção do tipo de usuário (Por exemplo: FNDE; ou CECANE);
- Perfil: Campo para o usuário informar o Perfil (Por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente);
- CECANE: Campo para o usuário selecionar a instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação (Por exemplo: Ativo ou Inativo);
- Cadastrar Novo: Ao ser acionado o sistema apresenta tela para cadastrar um novo usuário de monitoramento;
- Consultar: Ao ser acionado, o sistema apresenta, na mesma tela, a lista de resultados, conforme filtros de pesquisa informados.
Passo 2: O sistema existe, na parte inferior da tela, a lista de todos os usuários cadastrados no SIGPNAE:
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: CPF do usuário de monitoramento;
- Tipo: Tipo de usuário, por exemplo: FNDE; ou CECANE;
- CECANE: Instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Perfil: Perfil do usuário de monitoramento, por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação, por exemplo: Ativo ou Inativo;
- Alterar: O usuário sleciona um item da lista e escolher a opção de Alterar usuário de monitoramento, os sistema apresentará a tela de alteração do registro;
- Histórico de Alterações: Quando o usuário escolher esta opção, o sistema apresenta a tela de consultar histórico de alterações.
Passo 3: O usuário deve escolher um item da lista de usuários e escolher opção de "Alterar Usuários de Monitoramento", através do ícone :
Passo 4: O usuário deve alterar as informações necessárias e escolher opção de "Salvar" o registro de usuário de monitoramento.
4.5 Consultar Histórico de Alterações do Usuários
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a consulta do histórico de alterações de usuários que realizam o monitoramento.
Passo 1. O usuário deve escolher no menu "Monitoramento In Loco" a opção "Usuários", o sistema apresentará a tela "Consultar Usuários de Monitoramento", com os seguintes campos:.
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: Campo para o usuário informar o CPF ;
- Tipo: Campo de seleção do tipo de usuário (Por exemplo: FNDE; ou CECANE);
- Perfil: Campo para o usuário informar o Perfil (Por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente);
- CECANE: Campo para o usuário selecionar a instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação (Por exemplo: Ativo ou Inativo);
- Cadastrar Novo: Ao ser acionado o sistema apresenta tela para cadastrar um novo usuário de monitoramento;
- Consultar: Ao ser acionado, o sistema apresenta, na mesma tela, a lista de resultados, conforme filtros de pesquisa informados.
Passo 2: O sistema existe, na parte inferior da tela, a lista de todos os usuários cadastrados no SIGPNAE:
- Nome: Nome do usuário de monitoramento;
- CPF: CPF do usuário de monitoramento;
- Tipo: Tipo de usuário, por exemplo: FNDE; ou CECANE;
- CECANE: Instituição CECANE que o usuário de monitoramento está vinculado;
- Perfil: Perfil do usuário de monitoramento, por exemplo: Técnico; Coordenador ou Agente;
- Situação: Campo para o usuário selecionar a situação, por exemplo: Ativo ou Inativo;
- Alterar: O usuário sleciona um item da lista e escolher a opção de Alterar usuário de monitoramento, os sistema apresentará a tela de alteração do registro;
- Histórico de Alterações: Quando o usuário escolher esta opção, o sistema apresenta a tela de consultar histórico de alterações.
Passo 3: O usuário deve escolher um item da lista de usuários e escolher a opção de "Consultar histórico de alterações" no cadastro do usuário de monitoramento, através do ícone , o sistema exibe o histórico de alterações conforme tela abaixo:
Passo 4. O usuário poderá fechar o histórico de alterações do usuário através do ícone , o sistema voltará para a tela de Consultar Usuários de Monitoramento.
4.6. Sair do Sistema.
O usuário poderá sair do sistema a qualquer momento, selecionando esta opção através do ícone , o sistema sai do SIGPNAE e voltará para tela inicial de login.
4.7. Manter Questionários - Tipo
4.7.1. Pesquisar Questionário - Tipo
Funcionalidade que permite ao usuário listar os Tipos de Questionários. Os Tipos de Questionários são utilizados no momento do cadastramento dos Questionários, na opção do menu: Questionários - Repositório.
Exemplos de Tipo de Questionários: Chamada Pública; Licitações Pregão Eletrônico; Gestão Escolar.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Questionários - Tipo
4.7.1.1 Editar Tipo de Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações de tipo de questionário.
Passo 1: Selecionar o tipo do questionário no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.7.1.2. Excluir Tipo de Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de um determinado tipo de questionário.
Passo 1: Selecionar o tipo de questionário no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2) O usuário confirma a exclusão e visualiza a mensagem de sucesso.
4.7.2. Incluir Tipo de Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um determinado tipo de questionário.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.7.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" e visualizar a confirmação:
4.8. Manter Questionários - Repositório
4.8.1. Pesquisar Questionários
Funcionalidade que permite ao usuário listar os Questionários existentes. Os Questionários contêm lista de perguntas, constatações e orientações e são utilizados durante o monitoramento in loco.
Nesta funcionalidade existem as opções de selecionar um dos questionários para Alterar ou Clonar um Questionário, ou se for o caso selecionar a opção para Cadastrar um Novo Questionário.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Questionários - Repositório
4.8.1.1 Editar Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações do questionário.
Passo 1: (Executar o item 4.8.1) Selecionar o questionário no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.8.1.2. Clonar Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário clonar as informações de um determinado questionário.
Passo 1: (Executar o item 4.8.1) Selecionar o questionário no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Clonar".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.8.1.3 Incluir Questionário
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um determinado questionário.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.8.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Adicionar Pergunta":
Passo 3: (Opcional) Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Adcionar constatação":
Passo 4: (Opcional) Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Adcionar constatação":
Passo 5: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar Questionário" ou "Salvar Pergunta" e visualizar a confirmação:
4.9. Manter Conteúdo da Formação
4.9.1. Pesquisar Conteúdo da Formação
Funcionalidade que permite ao usuário listar os conteúdos das formações.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Formação -> Conteúdo
4.9.1.1 Editar Conteúdo da Formação
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações do conteúdo da formação.
Passo 1: (Executar o item 4.9.1) Selecionar o conteúdo da formação no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.9.1.2. Excluir Conteúdo da Formação
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de um determinado conteúdo da formação.
Passo 1: (Executar o item 4.9.1) Selecionar o conteúdo da formação no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.9.1.3 Incluir Conteúdo da Formação
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um determinado conteúdo da formação.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.9.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2) Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.10. Manter Critério
4.10.1. Pesquisar Critério
Funcionalidade que permite ao usuário listar os critérios.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Critérios
4.10.1.1 Editar Critérios
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações do critério.
Passo 1: (Executar o item 4.10.1) Selecionar o critério no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.10.1.2. Excluir Critério
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de um determinado critério.
Passo 1: (Executar o item 4.10.1) Selecionar o critério no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.10.1.3 Incluir Critério
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um determinado critério.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.10.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.11. Manter Sub-Critério
4.11.1. Pesquisar Sub-Critério
Funcionalidade que permite ao usuário listar os sub-critérios.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Sub-Critérios
4.11.1.1 Editar Sub-Critérios
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações do Sub-critério.
Passo 1: (Executar o item 4.11.1) Selecionar o sub-critério no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.11.1.2. Excluir Sub-Critério
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de um determinado sub-critério.
Passo 1: (Executar o item 4.11.1) Selecionar o sub-critério no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.11.1.3 Incluir Sub-Critério
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um determinado Sub-critério.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.11.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.12. Manter Justificativas - Formação/Capacitação não Realizada
4.12.1. Pesquisar Justificativas - Formação/Capacitação não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário listar as Justificativas - Formação/Capacitação não Realizadas.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Formação -> Justificativa para não realização
4.12.1.1 Editar Justificativas - Formação/Capacitação não Realizadas
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações das Justificativas - Formação/Capacitação não Realizada.
Passo 1: (Executar o item 4.12.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.12.1.2. Excluir Justificativas - Formação/Capacitação não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de uma determinada Justificativa.
Passo 1: (Executar o item 4.12.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.12.1.3 Incluir Justificativas - Formação/Capacitação não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de uma determinada Justificativa.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.12.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.13. Manter Justificativas - Reunião não Realizada
4.13.1. Pesquisar Justificativas - Reunião não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário listar as Justificativas - Reunião não Realizadas.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Reuniões-> Justificativa para não realização
4.13.1.1 Editar Justificativas - Reunião não Realizadas
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações das Justificativas - Reunião não Realizada.
Passo 1: (Executar o item 4.13.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.13.1.2. Excluir Justificativas - Reunião não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de uma determinada Justificativa.
Passo 1: (Executar o item 4.13.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.13.1.3 Incluir Justificativas - Reunião não Realizada
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de uma determinada Justificativa.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.13.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.14. Manter Justificativas - Impedimento para Visitação
4.14.1. Pesquisar Justificativas - Impedimento para Visitação
Funcionalidade que permite ao usuário listar as Justificativas - Impedimento para Visitação.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Visitas -> Justificativa para não realização
4.14.1.1 Editar Justificativas - Impedimento para Visitação
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações das Justificativas - Impedimento para Visitação.
Passo 1: (Executar o item 4.14.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.14.1.2. Excluir Justificativas - Impedimento para Visitação
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de uma determinada Justificativa.
Passo 1: (Executar o item 4.14.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.14.1.3 Incluir Justificativas - Impedimento para Visitação
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de uma determinada Justificativa.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.14.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.15. Manter Dicas
4.15.1. Pesquisar Dicas
Funcionalidade que permite ao usuário listar as Dicas.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Controle Social -> Dicas
4.15.1.1 Editar Dicas
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações das Dicas.
Passo 1: (Executar o item 4.15.1) Selecionar a dica no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.15.1.2. Excluir Dicas
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de uma determinada dica.
Passo 1: (Executar o item 4.15.1) Selecionar a Justificativa no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.15.1.3 Incluir Dicas
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de uma determinada dica.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.15.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.16. Manter Tipo de Documento
4.16.1. Pesquisar Tipo de Documento
Funcionalidade que permite ao usuário listar os Tipos de Documentos.
Passo 1: Acessar o menu Gerencial -> Monitoramento In Loco -> Documentos -> Tipo
4.16.1.1 Editar Tipo de Documento
Funcionalidade que permite ao usuário editar as informações dos Tipos de Documentos.
Passo 1: (Executar o item 4.16.1) Selecionar o tipo de documento no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Editar" .
4.16.1.2. Excluir Tipo de Documento
Funcionalidade que permite ao usuário excluir as informações de um determinado tipo de documento.
Passo 1: (Executar o item 4.16.1) Selecionar o tipo de documento no Resultado da Pesquisa e acionar o ícone "Excluir".
Passo 2: O usuário confirma a operação e visualiza a mensagem de sucesso.
4.16.1.3 Incluir Tipo de Documento
Funcionalidade que permite ao usuário realizar a inclusão de um tipo de documento.
Passo 1: Realizar os passos do item 4.16.1 - >Acionar a opção "Cadastrar Novo"
Passo 2: Preencher com os dados desejados e acionar a opção "Salvar" visualizar a confirmação:
4.17.Consultar Conselho
4.17.1. Pesquisar Conselho
Funcionalidade que permite ao usuário consultar os conselhos
Passo 1: Acessar o menu CAE-> Consultar Conselho
Passo 2: Preencher o (s) filtro (s) disponíveis para a pesquisa e acionar a opção Consultar: O sistema irá exibir o resultado da pesquisa conforme filtro (s) informado (s):
4.18.Incluir Novo Mandato
4.18.1. Pesquisar Entidade Executora
Funcionalidade que permite ao usuário consultar as entidade executoras
Passo 1: Acessar o menu CAE-> Incluir Novo Mandato
Passo 2: Preencher o (s) filtro (s) disponíveis para a pesquisa e acionar a opção Selecionar: O sistema irá exibir o resultado da pesquisa conforme filtro (s) informado (s):
Passo 3: Avaliar as informações disponíveis e acionar a opção Próximo: O sistema irá exibir a próxima aba:
Passo 4: O usuário preenche as informações com os dados desejados e aciona a opção Salvar: O sistema irá exibir mensagem de confirmação: