Notícias
Programa Dinheiro Direto na Escola
Você conhece o Cartão PDDE?
O cartão PDDE é um cartão de débito para uso no território nacional, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), cujo objetivo é possibilitar pagamentos de bens, materiais e serviços nos estabelecimentos comerciais, por meio de máquina leitora de cartão magnético. Também pode ser usado na realização de transferências de valores, emissão de ordens de pagamentos, em favor de pessoas que não possuem conta bancária, e saques em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.
As Unidades Executoras Próprias (UEx), representativas de escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, podem fazer uso do cartão. A primeira via do Cartão PDDE é solicitada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela operacionalização do programa. Em caso de necessidade, a segunda via deverá ser solicitada pelo representante legal da UEx na agência de relacionamento do Banco do Brasil ou pela Central de Atendimento do BB.
O limite do cartão é atualizado automaticamente após o envio, ao Banco do Brasil, de arquivo com os valores dos recursos financeiros repassados pelo FNDE e sempre se limita ao saldo existente na conta da entidade.
O BB também disponibiliza demonstrativo de todas as transações realizadas com o Cartão PDDE, identificando os dados de cada uma, como data, valor e nome do estabelecimento comercial beneficiado. Desta forma, o uso do cartão pode auxiliar o FNDE e as unidades executoras no processo de prestação de contas do PDDE.
Confira algumas das vantagens da utilização do Cartão PDDE:
- Mais agilidade na realização dos pagamentos de compras e serviços, visto que o uso do cartão em máquinas leitoras permite a imediata liquidação das despesas em favor do estabelecimento comercial, não sendo necessário aguardar, por exemplo, compensação de cheques;
- Mais segurança na realização dos pagamentos, diminuindo riscos de saques indevidos decorrentes de extravios de cheques, bem como possibilidade de contestar despesas não reconhecidas pela entidade;
- Mais controle sobre a destinação dada aos recursos, já que todos os pagamentos realizados com o cartão trazem a identificação dos estabelecimentos comerciais destinatários dos créditos;
- Mais agilidade na prestação de contas, já que os gestores poderão gerar demonstrativos mensais de todos os pagamentos realizados com o Cartão PDDE em qualquer terminal de autoatendimento do Banco do Brasil ou pela Internet.
Para mais informações sobre o Cartão PDDE, clique aqui.