Notícias
Presidente do FNDE participa de II Workshop da Educação em Sergipe
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na figura da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, participou, nesta segunda-feira (7), da mesa de abertura do II Workshop da Educação – “Boas práticas para uma boa educação transformadora”, que aconteceu em Aracaju, capital do estado de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A mesa de abertura foi composta, além da presidente do FNDE, pelo conselheiro presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, pela secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, e pela presidente-executiva da ONG “Todos Pela Educação”, Priscila Cruz.
Os debates do workshop têm como objetivo fomentar a discussão acerca dos desafios da gestão pública com o advento das inovações em temas relacionados à educação, colocar em pauta princípios da boa governança na gestão pública voltada para todos os setores da educação, além de proporcionar um ambiente enriquecedor de trocas de conhecimento e disseminação de boas práticas educacionais entre as autarquias e demais órgãos e instituições ligadas à educação presentes no evento.
A presidente do FNDE, em seu discurso, ressaltou a missão, visão e valores da autarquia. Fernanda destacou a aptidão do órgão para prestar assistência técnica e financeira aos entes federados, bem como executar as ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos, mas salientou que essas ações podem ainda ser aprimoradas. “Ao longo do tempo nós acabamos perdendo essa capacidade de assistência técnica eficaz, eficiente e efetiva para os entes municipais e estaduais. Nós implementamos ao longo do tempo uma igualdade meramente formal, onde todos os entes são iguais, mas nós temos que compreender que alguns desses entes precisam de uma modelagem diferenciada. O nosso país é extremamente diverso e não adianta termos na prateleira o mesmo produto, pois dessa forma não vamos alcançar nosso objetivo”, destacou.
Fernanda Pacobahyba também deu ênfase ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras na Educação Básica. A presidente frisou o trabalho já feito no FNDE ao longo da sua gestão. “Nós recebemos o FNDE com quase R$ 700 milhões de dívidas. O governo federal não pode contribuir para a quebradeira de empresas no país, não tem sentido uma obra ser paralisada por falta de aporte do Estado. Fizemos, portanto, uma força tarefa para identificar 3.599 obras paralisadas e inacabadas e lançamos o plano de retomada de obras. Até o dia 10 de setembro o nosso sistema está aberto para que os entes manifestem o desejo de retomada das suas obras”, salientou.
Ao longo dos dias de realização do workshop, os palestrantes irão abordar temas de impacto nas boas práticas e efetividade para o desenvolvimento da educação. Ocorrerão painéis de cooperação multilateral, discussões de ações de controle externo para aprimoramento da educação e palestras sobre auditorias coordenadas. Foram escolhidos profissionais com alta experiência em políticas públicas e que trabalham com afinco para que se efetue melhorias na área educacional do país.