Notícias
Presidente do FNDE participa de Fórum Ordinário da Undime no Pará
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou nesta quinta-feira, 15, do Fórum Ordinário Undime Pará 2023, em Belém. Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação no Pará (Undime-PA), o encontro tem como tema “Desafios do momento: mudanças e perspectivas para manter a qualidade da educação”. O encontro, que segue ao longo desta sexta-feira, 16, reúne gestores e técnicos da área com o objetivo de debater a realidade do ensino no estado e dialogar sobre soluções para avançar na educação da região, olhando para todos os municípios com suas necessidades e dificuldades.
Na oportunidade, a presidente do FNDE apresentou o Plano para retomada das Obras Paralisadas e Inacabadas da Educação do Estado e destacou os desafios de uma gestão compartilhada. “Vivemos em um país imenso. E que, infelizmente, muitas vezes não conhece as particularidades de cada estado e município. Por isso a importância do diálogo na reconstrução do Brasil, em especial quando falamos de políticas que precisam ser pensadas de norte a sul, entendendo as nossas diversidades e peculiaridades. E isso só é possível com debates, parceria, planos estratégicos e compromisso em cumprir e finalizar projetos”, destacou Fernanda Pacobahyba.
Além da presidente do FNDE, estiveram no evento, Kátia Shweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), representando o ministro Camilo Santana; a presidente da Undime-PA, Cláudia Seabra; o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares; o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Martins Garcia; e o prefeito de São Francisco do Pará-PA, Marcos César, representando o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Nélio Aguiar.
Reforçando o objetivo central do evento, a presidente da Undime-PA, Cláudia Seabra, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da educação paraense. “Educação não é lugar de divisão, mas de união. Só com diálogo entre técnicos, secretários, governo federal, governo estadual e sindicatos, em regime de colaboração, é que podemos avançar”, disse.
Para o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, a união de todas as instituições envolvidas é muito importante. O secretário também destacou os desafios do ensino na região norte. “Estamos em um estado onde 30% das nossas crianças estão no estágio mais baixo da alfabetização, o que indica que nem as letras essas crianças conseguem identificar. Esse desafio está na nossa mão. É o tipo de problema que nós temos que resolver. A necessidade de união é muito clara em todas as etapas desse desafio”, explicou.
O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Martins Garcia, manteve o discurso de unidade entre as instituições e ressaltou o trabalho da Undime para o desenvolvimento da educação do país. “O diálogo é muito importante entre as instituições. A educação brasileira é exercida em regime de colaboração entre União, estados e municípios. Isso é desenvolver um trabalho em conjunto. Hoje a Undime é a instituição que faz a informação sair de Brasília e chegar em todos os lugares do país. É muito importante valorizarmos isso”, afirmou.