Notícias
Financiamento Estudantil
Pesquisa sobre o Novo Fies busca aprimorar os serviços do programa
A pedido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Caixa Econômica Federal estruturou duas pesquisas com o objetivo de aprimorar os serviços relacionados ao Novo Fies. O foco da pesquisa é entender as necessidades e dificuldades, com base na opinião de mantenedoras e estudantes sobre o programa. Para os alunos, a pesquisa foi aplicada por meio de telefone e formulários eletrônicos, caso o estudante assim desejasse. No caso das mantenedoras das instituições de ensino, o levantamento se deu por meio de formulários eletrônicos. A aplicação teve início em maio e segue durante este mês de junho.
Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, essa é uma oportunidade de conhecer o ponto de vista dos atores que estão diretamente envolvidos com o Fundo de Financiamento Estudantil. “Queremos ouvir das mantenedoras e dos estudantes quais pontos podemos melhorar e evoluir. Queremos construir juntos essa parceria em prol de uma educação de qualidade no ensino superior”, destacou.
O questionário enviado aos estudantes busca saber a opinião deles sobre renegociação de dívidas, contratação, aditamento de renovação contratual, suspensão de parcelas, encerramento antecipado e reparcelamento, além de observações sobre o aplicativo do Fies e o Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
Com relação às mantenedoras, a pesquisa também envolve temas que buscam o aperfeiçoamento e a melhoria dos processos do Fies, como a contratação e os aditamentos de renovação, mas também conta com perguntas específicas para as instituições de ensino superior, como a recompra de títulos, por exemplo. O diagnóstico da pesquisa irá contribuir para estruturar melhorias no Fies.