Notícias
Livro com receitas das vencedoras do reality show “Merendeiras do Brasil” é lançado em Roma
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou, neste domingo, 22, na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália, do evento de lançamento do livro “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas”. A publicação reúne as melhores receitas das últimas edições do reality show “Merendeiras do Brasil”.
A cerimônia contou com a presença da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, do embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, da representante permanente da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), a embaixadora Carla Barroso, além do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), Wellington Dias, do ministro da Secretaria-Geral da República, Márcio Macedo, e da vice-diretora geral da FAO, Maria Helena Semedo, e de outros representantes da delegação brasileira que estarão presentes na 51º reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, na sede da FAO.
A publicação foi desenvolvida pelo FNDE junto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no âmbito da parceria entre o Brasil e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil (WFP). Foram distribuídas 100 cópias do livro, em inglês, em sua primeira tiragem para os participantes da cerimônia. A publicação traz uma retrospectiva das melhores receitas do concurso e dos realities shows das merendeiras e nutricionistas que atuam junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A solenidade oportunizou uma homenagem às três ganhadoras do último reality show das merendeiras: Elisa Cristina, Maria de Lourdes e Rosani dos Santos. Elas estão em Roma como parte da premiação por terem vencido o concurso.
Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a obra é uma ação de valorização e enaltecimento do importante trabalho desenvolvido por essas profissionais. “São mulheres que representam várias regiões do país, com seus sotaques, culturas, temperos, lutas e histórias. Trabalhadoras que não levam apenas comida para o prato dos estudantes, mas sonho, afeto, alma, garra e coragem, porque não há outro caminho de mudança que não seja por meio da educação. Esta obra foi elaborada com muito carinho para registrar e apresentar o histórico de uma ação importante de valorização das profissionais que fazem a diferença diariamente na elaboração de pratos e no cuidado com os estudantes brasileiros: os concursos de merendeiras e os realities shows”, destacou.
Fernanda Pacobahyba ainda ressaltou a importância das parcerias com vários órgãos de interesse para fortalecer o combate à fome e à pobreza em todo mundo, com foco na alimentação escolar. “Quero agradecer a parceria de várias instituições que tornaram possível a publicação deste livro hoje: a Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil”, enfatizou.
Merendeiras do Brasil
O reality show “Merendeiras do Brasil” reuniu 15 merendeiras de todo o país, sendo três de cada região, selecionadas a partir de critérios técnicos de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). No final dos episódios, o programa apontou as melhores merendeiras do Brasil.
O concurso coroou em primeiro lugar a merendeira Elisa Cristina Szekut da Silva, do município Capitão Leônidas Marques, no Paraná. Ela atua na escola municipal Professora Terezinha Machado, junto à nutricionista Elister Balestrin. A instituição de ensino atende, diariamente, 318 alunos de 4 a 9 anos.
A segunda colocação foi de Maria de Lourdes dos Santos Nascimento. A merendeira atua no município de Lucena, na Paraíba, junto à nutricionista Kaline Rolim. A dupla atende, diariamente, 375 estudantes de 4 a 9 anos, na escola municipal de Ensino Fundamental Antônio Aurélio Teixeira.
Na terceira posição, ficou a merendeira Rosani Justi dos Santos. Ela trabalha na escola municipal de Educação Infantil Eloy Brusch, Itati, no Rio Grande do Sul. O trabalho em conjunto da merendeira com a nutricionista Samanta Desiderio atende, diariamente, 138 crianças de creche e pré-escola.
Plenária do CSA
O Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA) foi criado em 1974 e é a principal plataforma internacional para discussão do tema da segurança alimentar e nutricional. O CSA desenvolve e aprova recomendações políticas relacionadas ao tema da segurança alimentar e nutricional (SAN) e tem como missão a erradicação da fome e desnutrição por meio de ações convergentes entre os países membros.
Realizada anualmente na sede da FAO, na capital italiana, a plenária reúne autoridades e especialistas de diferentes partes do mundo. Por meio de diálogos e trocas de experiências, objetiva contribuir para a elaboração de políticas de combate à crise alimentar, de redução das desigualdades e de proteção social. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, marcará presença na plenária integrando a delegação brasileira no encontro.