Notícias
Alimentação Escolar
Kits de alimentação escolar são entregues em Teresina
Com o objetivo de garantir o direito à alimentação escolar, durante a suspensão das aulas presenciais, e investir na qualidade de vida dos mais de 97 mil alunos da rede pública de Teresina, a equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semec), atendendo às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), planejou a distribuição de kits de alimentação escolar com gêneros alimentícios de qualidade nutricional. A entrega visa fornecer, preferencialmente, alimentos in natura ou minimamente processados, para compor uma alimentação semelhante àquela que o aluno teria na escola.
Com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida da Prefeitura de Teresina, foram realizadas diversas ações ao longo do período de suspensão das atividades presenciais para garantir o direito dos alunos à alimentação escolar, colaborando, desta forma, para a segurança alimentar dos estudantes.
Já foram entregues mais de 366 mil kits para unidades de educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e instituições conveniadas e filantrópicas, entre outubro de 2020 e julho de 2021.
O kit contempla frutas e hortaliças, em atendimento ao que determina a Resolução CD/FNDE nº 06, de 08 de maio de 2020, adquiridas da agricultura familiar. Cada cesta é composta por arroz, feijão, macarrão, flocos de milho, leite em pó, biscoito, frango, melancia, banana, pepino, abóbora, batata doce, cebola e macaxeira.
A Secretaria de Educação destaca que o kit foi elaborado considerando as quantidades que seriam consumidas pelos alunos caso estivessem em aula presencial. Também foram levadas em conta as necessidades de logística e de menor manipulação dos alimentos, atendendo aos protocolos de biossegurança estipulados pelo Pnae e pelo governo federal.