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IV Encontro de Líderes do FNDE planeja estratégias para o futuro da educação pública
O IV Encontro de Líderes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi realizado nesta quarta-feira, 18, no Auditório do FNDE, em Brasília. Durante o evento, lideranças discutiram os principais avanços de 2024, os desafios previstos para 2025 e participaram de atividades práticas para aprimorar a gestão e a inovação.
Abertura com foco na gestão de pessoas
A diretora de Administração do FNDE, Leilane Barradas, realizou a abertura oficial do encontro, destacando que a gestão de pessoas tem sido uma das prioridades da autarquia. Leilane enfatizou os esforços direcionados à capacitação de servidores e de líderes, com iniciativas focadas em liderança, gestão e eficiência.
“Em 2024, promovemos diversas trilhas de capacitação, totalizando mais de 700 inscrições de servidores de diferentes áreas, que participaram de formações voltadas ao fortalecimento da liderança e à busca pela eficiência na gestão. Nosso compromisso é com a valorização do capital humano, essencial para o sucesso das políticas públicas que implementamos”, afirmou Leilane.
A diretora ressaltou ainda que a qualificação contínua é um elemento-chave para que o FNDE possa oferecer soluções inovadoras e eficazes. “Capacitar pessoas é investir no futuro da educação pública. Servidores bem preparados têm um impacto direto e positivo na vida dos milhões de alunos atendidos pelos nossos programas”, completou.
Avanços e desafios na gestão educacional
A presidenta do FNDE, Fernanda Pacobahyba, apresentou um panorama dos avanços realizados em 2024, ressaltando a eficiência na execução dos programas e os desafios ainda presentes. Fernanda frisou a importância de lideranças comprometidas com o propósito de transformar a educação pública.
“Uma pessoa pode alterar significativamente o ambiente em que atua, desde que tenha um propósito claro”, afirmou Fernanda.
Entre os resultados apresentados, alguns dos destaques foram:
• PNLD (Programa Nacional do Livro Didático):
• Investimento de R$ 2,1 bilhões em 2024;
• 31.132.847 alunos beneficiados;
• 129.725 escolas atendidas;
• 194,6 milhões de livros entregues.
• Gestão de Obras:
• Redução de 52% nas obras paralisadas ou inacabadas;
• 1.337 novas obras aprovadas em 2024;
• 1.873 obras totais aprovadas no âmbito do Novo PAC, sendo:
• 1.178 creches;
• 685 escolas de tempo integral.
• Parceria estratégica com a Caixa Econômica Federal para acompanhamento e gestão das obras.
• Fundeb:
• Repasse total de R$ 266,8 bilhões em 2024, incluindo todas as complementações da União.
• Salário-Educação:
• R$ 17,9 bilhões repassados em 2024;
• 38.720.592 alunos beneficiados.
Esses números representam apenas parte dos investimentos do FNDE, que busca ampliar ainda mais sua atuação em 2025.
Fernanda Pacobahyba também destacou o impacto do programa Caminho da Escola, com R$ 711 milhões investidos, atendendo 337.000 alunos com novos ônibus escolares. Além disso, o PNAE recebeu R$ 3,7 bilhões, beneficiando 38,8 milhões de alunos.
Oficina de design thinking : inovação e desafios
Um dos momentos mais dinâmicos do evento foi a oficina de design thinking , conduzida por Lucas Lima, diretor de desenvolvimento da Serh Consultoria. A atividade desafiou os participantes a saírem de suas zonas de conforto, por meio de dinâmicas que estimularam o pensamento lógico, a solução de problemas em grupo e a criatividade.
A oficina culminou com uma gamificação, onde cada líder transitou por diferentes diretorias e áreas do FNDE, respondendo a questionamentos baseados no modelo Canva:
• Quais os desafios?
• Quais as oportunidades?
• Quais as propostas de valor e de entregas daquela área?
Lucas Lima destacou a relevância da prática para lideranças. “O design thinking é uma ferramenta poderosa para alinhar diferentes perspectivas e encontrar soluções que realmente atendam às necessidades de todos os envolvidos”, explicou.
Compromisso renovado com a educação pública
O encontro encerrou com uma reafirmação do compromisso do FNDE com a educação pública e a inclusão social. Fernanda Pacobahyba enfatizou a importância de estar cada vez mais próximo das comunidades escolares, ouvindo suas necessidades e ajustando as estratégias.
“A educação é a base para um Brasil mais justo e igualitário. Precisamos garantir que cada decisão que tomamos seja informada pelas realidades locais e impacte positivamente os milhões de alunos atendidos pelo FNDE”, concluiu a presidenta.
Com um balanço positivo e uma agenda ambiciosa para 2025, o IV Encontro de Líderes reforçou o papel do FNDE como uma instituição estratégica para o desenvolvimento da educação no Brasil.