Notícias
Formação em transporte escolar reuniu mais de 190 participantes em Maceió
Mais de 190 participantes, de 63 municípios de Alagoas e do Governo do Estado, estiveram na formação em transporte escolar realizada pelo Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Nordeste (Cecate-NE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos dias 28 e 29 de maio, em Maceió-AL. Durante os dois dias de evento, conselheiros de controle social, gestores e técnicos envolvidos com o transporte dos estudantes das redes públicas de ensino receberam informações importantes sobre os normativos do Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), além de orientações sobre execução de recursos, prestação de contas e uso do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete).
O encontro de formação marcou o início das ações do Polo da Região Intermediária de Maceió, responsável por prestar assistência técnica a 52 municípios alagoanos. “Nosso encontro foi um sucesso. Tivemos, no total, 194 participantes. Conseguimos atender à equipe do Governo do Estado e de 63 municípios, sendo 50 da Região Intermediária de Maceió”, destacou o Prof. Poty Lucena, coordenador do Cecate-NE.
Também presente no encontro, o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE, Leonardo Andrade, ressaltou a importância da formação. "Prestar assistência técnica aos municípios é uma das principais ações do FNDE. Com esses eventos de formação, buscamos aprimorar a gestão dos programas federais de transporte escolar, melhorar a atuação do controle social e garantir um deslocamento mais seguro e de qualidade para nossos estudantes nos trajetos entre casa e escola."
Nos próximos meses, o Cecate-NE prevê a instalação de outros polos regionais de formação nos nove estados do Nordeste, com o intuito de capacitar gestores e conselheiros de transporte escolar de todos os 1.794 municípios da região até o final de 2027.