Notícias
PDDE Especial realiza capacitação e apresenta nova plataforma de prestação de contas
Com o objetivo de fornecer orientações sobre a habilitação, adesão, execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Educação Especial, além de apresentar a nova plataforma de prestação de contas, BB Gestão Ágil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou, nesta quarta-feira, 11, o webinar “Capacitação PDDE Especial para Apae e Pestalozzi”, entidades voltadas para o apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O evento aconteceu no auditório do órgão, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube do FNDE, e contou com a presença da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba.
Durante a abertura oficial do webinar, Pacobahyba destacou que reconhece a importância do PDDE para as entidades de educação especial. “Sabemos que o PDDE é um aporte de recursos que impacta positivamente a atividade das escolas, e sabemos também das dificuldades de regularização nas prestações de contas. Poderemos ter um melhor aproveitamento se todo mundo estiver regular e habilitado a receber os recursos. A nossa determinação e o nosso desejo é que, de fato, a gente consiga ter 100% das escolas recebendo e executando esse recurso tão importante para as entidades participantes”.
A presidente também agradeceu a presença da equipe do FNDE e do Banco do Brasil, que tem participação na inclusão da plataforma BB Gestão Ágil como ferramenta para prestações de contas do Fundo.
Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais, também esteve presente na abertura do evento. O diretor ressaltou a importância do trabalho da equipe que compõe o PDDE, por diariamente buscar soluções para que os recursos cheguem aos gestores escolares.
“Estamos falando do atendimento de mais de duas mil escolas. Temos um orçamento de quase R$ 7 milhões disponível todos os anos, mas que não consegue atender a essas instituições por uma série de percalços no processo. Essa é uma importante provocação para que possamos buscar soluções para que esse recurso chegue às unidades de ensino, por isso estamos aqui neste webinar”, afirmou o diretor.
A coordenadora-geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola, Fernanda Lucena, pontuou que os recursos do PDDE são utilizados pelas escolas para investimentos em infraestrutura escolar e pedagógica e também na autogestão dessas unidades escolares.
Já na avaliação de Luciene de Carvalho, representante da Apae Brasil, a realização do webinar demonstra o cuidado e a parceria com as Apaes. “Esse é um momento muito especial para nós. Isso nos coloca muito satisfeitos. Estamos em um mutirão para conseguir habilitar o maior número de entidades”.
Edna Alegro, representante das entidades Pestalozzi, também agradeceu a oportunidade de capacitação para utilização da plataforma BB Gestão Ágil. “Nós já implantamos um plano de assessoramento junto às organizações Pestalozzi para verificar quais são as dificuldades e prestar orientação”, concluiu.
O webinar prosseguiu com uma apresentação técnica do FNDE explicando passo a passo do sistema de habilitação de entidades.
Conheça as instituições participantes deste webinar:
As APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) são Organizações Não Governamentais e sem fins lucrativos, que trabalham para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como suas famílias, conquistem melhor qualidade de vida.
As Associações Pestalozzi são instituições filantrópicas e sem fins lucrativos, que realizam atendimento gratuito a pessoas adultas com deficiências intelectual e múltipla buscando a transição sistemática do ambiente familiar para o convívio social.