Notícias
FNDE realiza webinar sobre execução e prestação de contas do PDDE
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu, nesta segunda-feira, 27 de maio, um webinar voltado para orientações sobre a execução e prestação de contas dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em 2024. Realizado no auditório do FNDE e transmitido ao vivo pelo canal do órgão no YouTube, o evento teve como objetivo esclarecer dúvidas de técnicos e gestores educacionais de todo o país.
Durante o webinar, foram abordadas orientações detalhadas sobre a adesão e prestação de contas do PDDE, com palestras de técnicos do FNDE e agentes escolares de diversas regiões do Brasil, que compartilharam suas experiências e conhecimentos.
Um dos destaques do evento foi a apresentação de Ricardo Américo de Oliveira Lino Machado, gerente de Soluções da Diretoria de Governo do Banco do Brasil. Machado ressaltou a importância da nova ferramenta BB Gestão Ágil: “O objetivo principal do BB Gestão Ágil é tornar o processo de prestação de contas mais rápido e transparente, permitindo aos repassadores monitoramento tempestivo da execução dos recursos. Com a atualização contínua dos dados, será possível ter um controle mais efetivo sobre a execução financeira, garantindo maior transparência em todo o processo. É natural que tudo que é novo cause algum receio no início, mas estou confiante de que, após essa capacitação, todos se sentirão mais tranquilos e preparados para utilizar a nova ferramenta.”
Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE, também enfatizou a relevância do webinar: “Hoje temos a oportunidade de participar de uma formação detalhada sobre a execução e, especialmente, sobre a prestação de contas do PDDE neste exercício de 2024. Este ano, temos uma novidade importante: a nova ferramenta de prestação de contas, o BB Gestão Ágil. Quero ressaltar que essa ferramenta foi desenvolvida para facilitar a prestação de contas, tornando o processo mais eficiente e transparente, proporcionando ao gestor um acompanhamento mais detalhado e em tempo real das informações sobre receitas, despesas e documentos comprobatórios dessas despesas.”
Além de Machado e Sampaio, o evento contou com a participação de Amanda Vargas Maia, coordenadora das Políticas de Manutenção e Desenvolvimento Escolar do FNDE, e Raquel Pereira, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão. Elas apresentaram as principais orientações sobre a execução do programa no ano de 2024.
Criado em 1995, o PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Os recursos são destinados à melhoria da infraestrutura física e pedagógica, ao reforço da autogestão escolar e à elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os repasses são feitos de acordo com o número de alunos, baseado no censo escolar do ano anterior, e visam fortalecer o exercício da cidadania com a participação efetiva da comunidade no controle social.
Os principais questionamentos foram respondidos pelos palestrantes durante o encontro, cuja transmissão está disponível no canal oficial do FNDE no YouTube.