Notícias
FNDE realiza webinar para apresentar nova plataforma de prestação de contas do PNAE
Com o intuito de apresentar e esclarecer dúvidas sobre a nova ferramenta de prestação de contas BB Gestão Ágil, instituída pela Resolução CD/FNDE nº 7, de maio de 2024, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu nesta quinta-feira, 15, o webinar “Orientações sobre a Solução BB Gestão Ágil na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”. O evento foi destinado a gestores municipais e escolares, além de conselheiros de alimentação escolar e nutricionistas.
Desenvolvida em parceria com o Banco do Brasil, a nova plataforma substitui o antigo sistema SIGPC Contas Online, visando simplificar e agilizar a gestão e transparência dos recursos repassados pelo FNDE ao PNAE.
A presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, participou da abertura do webinar e destacou a importância da nova ferramenta. “Estamos em um momento de transição, deixando para trás o modelo do SIGPC, que acumulava 270 mil prestações de contas ao longo do tempo, sem agregar valor para a política pública. O julgamento dessas prestações de contas era demorado. Agora, com a plataforma BB Gestão Ágil, vamos trazer tecnologia, inteligência artificial e uma abordagem orgânica para facilitar e qualificar a execução dos nossos programas”, declarou a presidente, agradecendo ainda aos servidores do FNDE e aos parceiros do Banco do Brasil pelo empenho na consolidação da nova plataforma.
A coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, frisou que o webinar desta quinta-feira foi proposto para abordar as mudanças específicas no processo de prestação de contas no âmbito do programa de alimentação. O PNAE é um programa essencial do governo federal, executado pelo FNDE, que promove o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, abrangendo cerca de 150 mil escolas públicas e impactando mais de 40 milhões de estudantes com mais de 50 milhões de refeições diárias, em uma colaboração conjunta com estados e municípios.
Bruno Ribeiro, coordenador-geral de Acompanhamento e Prestação de Contas, apresentou o modelo anterior de prestação de contas do PNAE e explicou as razões que levaram à mudança para o BB Gestão Ágil. Ele destacou os benefícios dessa nova ferramenta, que inclui mais transparência, agilidade e simplicidade no processo de prestação de contas.
Renata Mainenti, coordenadora de Apoio e Controle Social, abordou o uso da ferramenta BB Gestão Ágil, explicando os prazos para sua adoção e o papel dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) na nova dinâmica do PNAE.
Por fim, Ricardo Machado, representante do Banco do Brasil, conduziu uma capacitação detalhada sobre como utilizar a ferramenta. Foram dadas orientações gerais para simplificar o processo de prestação de contas dos gestores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Saiba mais sobre a nova ferramenta.