Notícias
FNDE realiza visitas técnicas em escolas e participa de Fórum Executivo de Educação Pública no Ceará
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na figura da diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap), Flávia Schmidt, e da coordenadora de Projetos da Presidência do FNDE, Germana Belchior, realizou visitas técnicas em algumas escolas de educação básica de Fortaleza, capital do Ceará, nesta quinta-feira (6). Além disso, a autarquia também participou do Fórum Executivo de Educação Pública, nesta sexta-feira (7).
As visitas técnicas aconteceram em três espaços de educação básica: uma escola estadual de tempo integral, um centro educacional infantil e um parque. O objetivo foi buscar conhecer os modelos, por meio da prática realizada no Ceará, a fim de que possam ser implementados nos projetos de construção das escolas viabilizados pelo FNDE. Uma das instituições que recebeu a visita do FNDE foi o Parque Dom Aloísio Lorscheider. O equipamento traz um modelo de construção que alia o espaço escolar com áreas voltadas para a prática de esportes e apresentações culturais. O modelo de construção é chamado de “areninhas” e alia o desenvolvimento escolar com a socialização e aprendizado lúdico dos estudantes.
O Fórum Executivo de Educação Pública foi realizado, em parceria com a Undime-CE, com objetivo de fortalecer a atuação dos dirigentes municipais frente à gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O evento contou com a participação de dirigentes municipais de educação, profissionais de educação e autoridades convidadas. A diretora, Flávia Schmidt, participou do encontro como palestrante. A apresentação da representante do FNDE teve o tema “Obras paralisadas e inacabadas na educação básica”. Na sua explanação, Flávia falou sobre a importância do Plano de Ações Articuladas (PAR), abordou a situação das obras em janeiro de 2023 e todo o trabalho que tem sido feito pelo FNDE, além de expor toda a situação do Ceará em relação às obras.
“Para nós, do FNDE, é motivo de muito orgulho estarmos aqui no Ceará, abordando esse tema da retomada das obras. O Pacto Nacional vem, justamente, para beneficiar as instituições de educação básica em todo país. Estamos trabalhando muito nesse projeto e tenho certeza de que será um grande marco na educação brasileira. O Ceará é um dos estados que mais precisa dessa retomada”, comentou a diretora Flávia Schmidt, sobre a retomada de obras na educação básica.
A representante do FNDE, ao longo de sua apresentação, citou uma portaria do governo federal que deve ser publicada em breve. O documento traz todas as orientações e instruções para os entes federativos que manifestarem interesse no aporte do Poder Executivo Federal, por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia da Educação Básica, em obras paralisadas e inacabadas em todo o país. A portaria, em suma, funcionará como um “manual de instruções” para os entes federativos e deverá ser assinada pelos ministérios da Educação, Gestão e Inovação em Serviços Públicos e Controladoria-Geral da União.