Notícias
FNDE realiza primeiro encontro da Ouvidoria da autarquia
Nesta quinta-feira (03), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou o primeiro encontro da Ouvidoria do FNDE. O ouvidor da autarquia, Carlos Fortini, e a assessora da presidência do FNDE, Germana Belchior, participaram da abertura do encontro e introduziram as discussões que foram apresentadas pelos palestrantes.
O evento promovido pela autarquia com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) teve como objetivo abrir mais um canal de diálogo, bem como estreitar os laços entre a Ouvidoria e as demais áreas técnicas do FNDE. O intuito também foi alcançar um aperfeiçoamento dos serviços do órgão e uma maior satisfação da sociedade, principalmente, quanto aos usuários dos programas relacionados ao FNDE.
A assessora da presidência, Germana Belchior, representou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, no evento. Ela ressaltou a importância da Ouvidoria no aspecto de transparência da administração pública e destacou o trabalho conjunto para aprimoramento dos serviços prestados pela autarquia. “Gostaria de parabenizar a todos por essa iniciativa maravilhosa. Estamos todos aqui por um propósito público, para melhorar a vida das pessoas, por meio da nossa missão institucional. O foco do nosso trabalho é o cidadão. Acredito nesse propósito da comunicação pública. Precisamos ser mais simples na comunicação, e, cada vez mais, transparentes. Temos que nos colocar mais no lugar do cidadão, com empatia. Por isso, estamos empenhados em melhorar cada vez mais nossos instrumentos, as nossas formas de comunicação e de atendimento aos usuários dos nossos serviços”, comentou.
O ouvidor do FNDE, Carlos Fortini, cumprimentou a participação de todos os presentes, tanto de maneira presencial como virtual, e falou sobre a importância da aproximação da ouvidoria com outras áreas da autarquia para o aperfeiçoamento do processo de comunicação com a sociedade. “Estamos aqui hoje para promover uma melhoria nos serviços prestados pela autarquia. É muito importante essa relação da ouvidoria com a casa, nesse formato de parceria. Temos o objetivo de prestar informações ao cidadão. Informações assertivas, céleres e íntegras. Além disso, estamos sempre à disposição. Agradeço a todos pela presença, principalmente, a Ouvidoria da CGU que está aqui presente”, afirmou.
No decorrer do encontro, os gestores e técnicos da autarquia que acompanharam a apresentação obtiveram informações relativas à importância da Ouvidoria na administração pública, a transparência e a Lei de Acesso à Informação e os dados abertos. A respeito da importância da Ouvidoria no contexto da administração pública, falou a ouvidora-geral adjunta da CGU, Simone Gama; já sobre o processo de transparência e acesso à informação, quem palestrou foi a auditora federal, Cibelle César. Por fim, o auditor federal de finanças e controle, que ocupa atualmente a Diretoria de Governo Aberto e Transparência da CGU, Otávio Neves, fez uma apresentação sobre o tema dados abertos.