Notícias
Monitoramento e Gestão
FNDE participa do lançamento oficial do Cecampe Sudeste
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou do lançamento do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), nesta quinta-feira, dia 20. O encontro virtual teve como objetivo discutir e aperfeiçoar a execução dos programas de apoio à manutenção escolar na região, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o Caminho da Escola.
Em sua apresentação, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, destacou a importância da parceria com o Cecampe. “A instituição e o apoio ao Centro Colaborador da Universidade Federal de Uberlândia é mais uma iniciativa do FNDE para aprimorar a educação básica na Região Sudeste. Entendemos que, ao aliar a expertise dos professores da universidade à experiência dos gestores estaduais e municipais da educação, estamos adotando uma importante estratégia para apoiar as escolas públicas a melhorarem a qualidade do ensino no Brasil. Desejo um bom trabalho a todos ao longo dos próximos dois anos de muito empenho e conquistas”, finalizou.
Organizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o encontro contou com a participação de servidores e técnicos do FNDE, do Ministério da Educação e da própria UFU, além de representantes dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Parceria - A iniciativa de formar parcerias com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) surgiu com o objetivo de apoiar estados e municípios a aprimorarem a execução e o desempenho do PDDE e de suas ações agregadas, do Caminho da Escola e do Pnate, com reforço nas atividades de assistência técnica e monitoramento. Em novembro de 2020, o FNDE e a UFU firmaram o acordo, que tem duração de 2 anos, para a execução das ações propostas no plano de trabalho.
Para conferir o vídeo do lançamento do Cecampe Sudeste, basta acessar o canal da TV Universitária de Uberlândia no YouTube.