Notícias
FNDE participa da abertura da 10° Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Foto: Mitchel Leonardo
Nesta sexta-feira (11), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou da abertura da 10° Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Maceió, capital do estado, abrigará as exposições até o dia 20 de agosto. A coordenadora-geral dos Programas do Livro (CGPLI) do FNDE, Nadja Cezar Rodrigues, marcou presença na abertura do evento. Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a expectativa da Bienal é receber um público de até 400 mil pessoas.
A 10° Bienal Internacional de Alagoas contará com palestras, lançamento e vendas de livros, bem como programação especial para o público infantil. O cineasta alagoano Cacá Diegues, membro da Academia Brasileira de Letras, foi eleito o patrono da Bienal deste ano. Ao longo dos nove dias de evento serão ministradas 20 palestras, 80 mesas-redondas e mais de 10 tipos de oficinas que foram planejadas para o maior evento cultural e literário do estado. Além disso, ocorrerão conversas com autores, espetáculos musicais, entre outras atividades.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, comentou sobre a importância da realização da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. “Para nós, do FNDE, é uma felicidade muito grande poder ver a realização da Bienal de Alagoas. Sou uma verdadeira apaixonada pela leitura e uma servidora pública crítica e realista dos desafios e dificuldades que enfrentamos no Brasil, mas sigo com a certeza de que programas como o do Livro Didático fazem realmente a diferença. Por isso, parabenizo a todos pela organização desse evento maravilhoso e enriquecedor”, comemorou.
A coordenadora Nadja Cezar também falou sobre a participação do FNDE na Bienal e ressaltou a relevância do PNLD para a educação brasileira. “O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribui, anualmente, 170 milhões de obras como essas das fotos para mais de 30 milhões de estudantes brasileiros. É um projeto que já existe há 85 anos no FNDE. Não medimos esforços para aprimorar esse programa e, tenho certeza, que aqui na Bienal será um espaço muito proveitoso para debatermos o PNLD e, consequentemente, avançarmos no desenvolvimento da educação do nosso país”, destacou.
No sábado (12), das 10h às 12h, na Sala Pitanga do Centro de Convenções Ruth Cardoso, será realizada uma mesa-redonda sobre o PNLD. A representante do FNDE, Nadja Cezar, estará presente ao lado do diretor-geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal, Alan Pedro. O Nees colabora com pesquisa, inovação e transformação digital dentro do PNLD. O núcleo desenvolveu uma nova metodologia para orientar o FNDE a estimar a quantidade de livros a serem comprados para a rede pública de ensino.