Notícias
Livro e Material Didático
FNDE marca presença na Bienal do Livro de Alagoas
Na última sexta-feira (11), foi aberta, oficialmente, a 10° Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento ocorre em Maceió, capital do estado nordestino e se estenderá até o dia 20 de agosto. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) marcou presença no evento e mobilizou um estande com peças literárias presentes no Programa do Livro e do Material Didático (PNLD).
A 10° Bienal Internacional de Alagoas conta com palestras, lançamento e vendas de livros, bem como programação especial para o público infantil. Além disso, estão acontecendo conversas com autores, espetáculos musicais, entre outras atividades. O estande do FNDE na Bienal apresenta acervos de obras literárias, didáticas e acessíveis que integram o PNLD. O espaço tem sido um dos pontos favoritos dos visitantes por ter uma estrutura de destaque no evento.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, comentou sobre o estande da autarquia presente na 10° Bienal Internacional de Alagoas. “Sou suspeita para falar sobre o PNLD. Adoro esse programa e acredito que ele tem um objetivo e uma estratégia muito simbólica no nosso contexto da educação, principalmente, quando falamos de crianças e adolescentes. É por meio dos livros didáticos que nossos jovens começam a sonhar e impulsionam o seu desenvolvimento pela imaginação. Fico muito feliz que o nosso estande tenha feito sucesso na Bienal. Nosso trabalho dentro do PNLD é muito sério e trabalhamos fortemente para aprimorar esse programa cada vez mais”, ressaltou.
Para a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Cezar Rodrigues, que esteve presencialmente na Bienal de Alagoas, marcar posição em um evento tão importante é salutar para o desenvolvimento do PNLD. “Ampliar a participação do FNDE em bienais em várias regiões do Brasil nos possibilita uma maior aproximação com nossos estudantes, nossos professores e da nossa comunidade, como um todo. Isso para que eles compreendam e conheçam mais sobre o PNLD, o que ele oferece, quais suas possibilidades e, consequentemente, conheçam mais sobre o papel do FNDE”, comentou.
No último sábado (12), na Sala Pitanga do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, foi realizada uma mesa-redonda sobre o PNLD. A representante do FNDE, Nadja Cezar, esteve ao lado do diretor-geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Alan Pedro. Foram debatidos temas acerca da importância do PNLD na alfabetização e desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes e métodos de aprimoramento do programa. A Bienal Internacional de Alagoas segue com programação até próximo domingo, 20, e o estande do FNDE continua aberto para visitas de todos os públicos. A entrada no evento é franca.