Notícias
FNDE fortalece gestão de pessoas em intercâmbio com a Sefaz-CE
A diretora de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leilane Barradas, e o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Gleison Costa, estiveram, nesta semana, nos dias 26 e 27 de novembro, em Fortaleza (CE), para conhecer as iniciativas da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) voltadas ao desenvolvimento de pessoas. O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as instituições, com o objetivo de aperfeiçoar práticas e estratégias de gestão no FNDE.
Durante a visita, a equipe do FNDE foi apresentada a projetos como o "VoSefazParte", o portal de Gestão de Pessoas, além de programas de saúde e qualidade de vida da Sefaz-CE. "Essa experiência nos ajudou a entender diferentes abordagens na gestão de pessoas, permitindo reflexões que podem aprimorar os processos internos do FNDE. Foi um momento enriquecedor não apenas para a área de gestão de pessoas, mas para toda a administração interna", afirmou Leilane Barradas.
Gleison Costa destacou as boas práticas observadas e a importância de personalizar o cuidado com os servidores. "Ver como a Sefaz-CE valoriza cada servidor de forma individualizada nos inspira a implementar melhorias semelhantes no FNDE. Percebemos que, mesmo com desafios distintos, compartilhar essas experiências nos ajuda a avançar de maneira mais eficaz", ressaltou.
Além de conhecer as iniciativas da Sefaz-CE, o grupo de trabalho do FNDE apresentou sua própria estrutura organizacional e práticas de gestão, como o processo de integração de novos servidores.
A equipe do FNDE foi recebida na Sefaz-CE por gestores e servidores que compartilharam conhecimentos e experiências durante os dois dias de visita. Estiveram presentes o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França; a coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Isabelle Gomes; o orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Augusto Figueirêdo; as servidoras Germana Belchior e Aurelina Farias; além da fazendária Dulce Ane Lucena, ex-diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), e das servidoras Rozelha Pontes e Georgia Ribeiro, que apresentaram iniciativas como o Serviço Psicossocial e o Programa de Saúde e Qualidade de Vida.
A visita incluiu ainda a participação dos representantes do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), que conduziu a comissão do FNDE pelo Centro de Memória da Fazenda, destacando a relevância histórica e educativa do espaço.
Com informações de Assessoria de Comunicação Sefaz-CE