Notícias
FNDE e OEI debatem sobre metas do PNE
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, recebeu o secretário-geral da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), Mariano Jabonero, para reunião na sede da autarquia, nesta quinta-feira, 17, em Brasília. Entre os assuntos debatidos estavam o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, e as parcerias entre os órgãos para a melhoria dos resultados do PNE.
O Plano Nacional de Educação definiu 20 metas a serem atingidas durante sua vigência. Essas metas englobam várias modalidades e etapas da educação, da pré-escola ao ensino superior, passando ainda pela pós-graduação, educação profissional e capacitação de professores das redes públicas. Os projetos da OEI no Brasil auxiliam a União, os estados e municípios no alcance desses objetivos por meio de auxílio financeiro, técnico e humano.
"A parceria com organismos internacionais, como a OEI, é fundamental para o FNDE e o Ministério da Educação. Assim podemos aproveitar o conhecimento adquirido por essas entidades em projetos que buscam a melhoria da qualidade da educação em outras partes do mundo", ressaltou o presidente Marcelo Ponte.
Também participaram do encontro o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Gabriel Vilar, e o assessor de Gestão Estratégica e Governança do FNDE, Valdoir Wathier.