Notícias
FNDE e Cecampes promovem o Encontro Nacional de Diálogos e Novos Olhares para o PDDE em Uberlândia (MG)
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes) estiveram em Uberlândia, Minas Gerais, para participar do Encontro Nacional FNDE e Cecampes: Diálogos e Novos Olhares para o PDDE, nos dias 28 e 29 de novembro. O evento teve como objetivo promover debates sobre o fortalecimento da educação pública no Brasil e o impacto do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na melhoria da qualidade do ensino.
Durante o evento, diversas atividades foram realizadas, abordando temas centrais como equidade racial e educação pública, com ênfase em sensibilização e acolhimento. Também foram discutidos os desafios do PDDE no contexto da educação indígena e antirracista. A programação incluiu apresentações e debates que refletiram sobre o papel dos Cecampes na melhoria das políticas públicas educacionais e nas ações de acompanhamento da execução dos programas. Além disso, o encontro serviu para apresentar as ações desenvolvidas pelos Cecampes ao longo de 2024 e discutir as metas e ações previstas para o próximo ano.
O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio, fez uma reflexão sobre o papel das políticas públicas na educação, destacando a necessidade de atenção especial às escolas que não estão recebendo os recursos do PDDE. Segundo ele, é fundamental que o FNDE e os Cecampes se unam em esforços para identificar e regularizar as pendências que impedem a transferência desses recursos, garantindo que as escolas possam voltar a receber os repasses.
"É preciso olhar para as escolas que não estão recebendo esses recursos. O nosso papel não é só levar capacitação para os gestores que recebem os recursos do PDDE. Precisamos olhar com atenção para os municípios que têm escolas que não estão recebendo esse recurso. Precisamos ir lá, pegar na mão e ver o que está acontecendo, qual a pendência que impede essa transferência", afirmou o diretor.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Cecampe Sudeste UFU no YouTube e contou com a presença do vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia, representantes da Universidade Federal de Uberlândia, da Secretaria de Educação de Paracatu, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, da Secretaria de Educação de Uberlândia, além de representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), ambas secretarias do MEC, entre outras autoridades.
Além do evento, a coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola no FNDE, Fernanda Lucena, a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, Hilda Souza e a coordenadora das Políticas de Manutenção e Desenvolvimento Escolar do FNDE, Amanda Maia, participaram de uma entrevista no jornal da TV Universitária de Uberlândia. Na conversa, elas destacaram o papel fundamental do FNDE e do PDDE na educação brasileira e como os Cecampes contribuem para a execução e o acompanhamento dos recursos destinados às escolas públicas.
"É de extrema importância para o Programa Dinheiro Direto na Escola contarmos com o apoio dos Cecampes nas cinco regiões. Também é fundamental que eles reconheçam que são nossos parceiros na promoção dessa política pública educacional, que já existe há quase 30 anos e que exige que os gestores escolares estejam constantemente capacitados, devido ao rodízio que ocorre na gestão escolar", destacou Amanda Maia.
"Os Cecampes para o FNDE, e especialmente para o PDDE, são nossos grandes parceiros. Sem os Cecampes, não conseguiríamos atingir a imensidão que é o Brasil", completou Hilda Souza.
"É um trabalho árduo, todo dia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. A execução do PDDE vai até o final do ano, e a gente vai regularizando as situações, capacitando os gestores, para que nossas mais de 138 mil escolas no Brasil sejam atendidas", finalizou Fernanda Lucena.
A entrevista está disponível no canal da TV Universitária de Uberlândia no YouTube. Para conferir, basta clicar aqui.