Notícias
FNDE e Cecampe Norte realizam capacitação sobre o PDDE em Mateiros (TO)
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe Norte), esteve região do Jalapão em Tocantins, nos dias 7 e 8 de novembro, promovendo uma formação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinada aos gestores escolares das comunidades quilombolas da região. A ação faz parte das iniciativas de assistência técnica promovidas pelo Cecampe Norte.
Na abertura da capacitação, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio, frisou que a finalidade do governo é minimizar as desigualdades na educação. “Estamos com o PDDE Equidade, e todos os nossos programas estão passando por uma evolução e aperfeiçoamento para melhorar as condições de repasse, bem como as assistências e as capacitações técnicas. O objetivo de tudo isso é que as escolas que ainda não estão sendo atendidas pelos programas do FNDE passem a ser. E, além disso, precisamos garantir que esses recursos sejam executados com qualidade, para que não se trate apenas de receber o valor, mas de aplicá-lo de forma útil, que realmente impacte na educação. Por isso, estamos aqui hoje, porque o PDDE é um programa muito importante”, disse o diretor.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola no FNDE, Fernanda Lucena, completou: “É uma alegria estar aqui. Tivemos a oportunidade de conhecer o quilombo e visitar a escola quilombola, entendendo a realidade dessas comunidades. O PDDE tem quase 30 anos de existência, e precisamos garantir que as escolas que ainda não recebem os recursos sejam regularizadas. Além disso, é fundamental que os gestores saibam como executar esses recursos de maneira eficaz, para que os fundos não fiquem parados, mas realmente beneficiem as escolas e seus alunos.”
A professora Elisangela, quilombola e docente da comunidade Mumbuca, compartilhou a história de seu povo por meio de uma poesia, relatando a fundação do quilombo e a tradição de suas gerações, ressaltando o trabalho com capim dourado como um símbolo cultural da comunidade.
Yvens Cordeiro, vice-coordenador-geral do Cecampe Norte, enfatizou a importância da autonomia das escolas. “Estamos aqui para entender a realidade de vocês, gestores e professores. A capacitação oferecida pelos técnicos do FNDE e do Cecampe certamente trará mudanças positivas para a gestão escolar. É essencial que as escolas tenham autonomia para gerir os recursos de acordo com suas necessidades, por isso a criação das Unidades Executoras é um passo importante nesse processo”.
A programação da capacitação incluiu apresentações culturais, além de orientações sobre gestão democrática, participação social, constituição de Conselhos Escolares, criação de Unidades Executoras (UEXs), adesão ao PDDE Básico, execução dos recursos e prestação de contas do programa. Também houve momentos para debates e atendimentos individuais aos participantes.
Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, ressaltou que a capacitação foi planejada para atender às peculiaridades da região. “É fundamental respeitar e valorizar a cultura local em cada formação. O PDDE tem um papel importante para garantir que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente, respeitando as particularidades de cada comunidade”, afirmou Hilda.
Além da equipe do Cecampe Norte e do FNDE, a capacitação contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), das Secretarias de Educação estadual e municipal, da prefeitura de Mateiros (TO), do Banco do Brasil (BB), da comunidade quilombola de Mumbuca, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e autoridades locais.