Notícias
Gestão Educacional
Financiamento público da educação é tema de seminário da Undime SP
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou nesta quinta-feira, 26, da mesa de abertura do 7° Seminário de Planejamento e Gestão Educacional, promovido pela seccional de São Paulo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O tema do evento foi “Financiamento Público, Aprendizagem e os desafios para 2023 – Planejando e organizando a rede educacional”. Além da presidente, participaram da abertura a presidente da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, o presidente da Undime Nacional, Luiz Garcia, o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder.
Para Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo, a união de todos é o mais importante para vencer os desafios dos municípios. “Passamos momentos difíceis de pandemia, ainda estamos nesse processo de retomada e recomposição de aprendizagem. A pandemia parece que ficou para trás, mas vieram novos desafios. Estando juntos, de mãos unidas, é que podemos vencer o dia a dia lá no município”.
Já o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, disse que ficou muito feliz com a posse da nova presidente do FNDE. “Estou ansioso para trabalhar junto com a Fernanda Pacobahyba, presidente de um órgão tão importante como o FNDE, ainda mais sabendo de sua história ao lado do serviço público”.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou a alegria de poder contribuir para o aprimoramento da educação brasileira. “A cada dia que passa eu me apaixono ainda mais pelo FNDE que tem programas impactantes na vida de todos os brasileiros. O PNAE, por exemplo, tem um papel fundamental para transformar o momento que hoje vivemos de uma insegurança alimentar diária. Isso é absolutamente inaceitável em um país como o Brasil. Nós temos o desejo legítimo e sincero de transformar ainda mais esses programas para mudar essa realidade”.
O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE-MEC), Maurício Holanda, não conseguiu estar presente, mas enviou um vídeo e falou sobre a necessidade da colaboração intergovernamental. “Para democratizarmos os serviços básicos, como educação, saúde e assistência social, precisamos da colaboração de todas as esferas dos governos estaduais e do governo federal para seguirmos uma trajetória de progresso”.
O presidente da Undime Nacional, Luiz Garcia, concorda. “Precisamos ter essa estratégia de trabalho conjunto regionalizado e nós temos um potencial imenso para isso, no que diz respeito à colaboração e união de estados e municípios”.