Notícias
Experiências do PNAE são destaque no Fórum Global de Nutrição Infantil no Japão
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi apresentado como modelo de política pública durante o Fórum Global de Nutrição Infantil 2024, realizado em Osaka, no Japão. Representado pela delegação brasileira, o Brasil compartilhou suas estratégias e avanços em um evento que reúne mais de 450 participantes de diversos países, incluindo 70 líderes e especialistas em alimentação escolar.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, participou de dois painéis durante o evento. Na terça-feira, 10, abordou a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), destacando iniciativas voltadas para a sustentabilidade no setor. Já na quarta-feira, 11, falou sobre o financiamento do PNAE e sua relevância na promoção da segurança alimentar para milhões de estudantes brasileiros. Reconhecido internacionalmente, o PNAE tem inspirado ações em outros países, consolidando-se como referência global.
O evento, iniciado na segunda-feira, 9, contou também com a participação da coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, que integrou um painel sobre estratégias climáticas inteligentes e sistemas alimentares sustentáveis. As discussões trouxeram à tona o papel dos programas de alimentação escolar na construção de sistemas resilientes e alinhados às demandas futuras.
Além de promover o intercâmbio de experiências, o Fórum tem como objetivos incentivar governos a fortalecerem programas de alimentação escolar de alta qualidade, apresentar inovações no setor e compartilhar as práticas japonesas no campo da alimentação escolar.
A participação brasileira no evento contou com o apoio de instituições como a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Brasil, além do FNDE, que representou o Ministério da Educação.
O Fórum Global de Nutrição Infantil, que termina nesta quinta-feira, 12, reforça a importância de soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios atuais e futuros da alimentação escolar no mundo.