Notícias
Alimentação Escolar
Estudantes da rede pública de Goiânia recebem kits de alimentação escolar
Permitida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde abril do ano passado, a distribuição de kits de alimentação escolar continua nas redes de ensino com aulas presenciais suspensas. A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira, dia 13, a entrega de 108 mil kits adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.
A Escola Municipal Marechal Ribas Junior, localizada na Vila Redenção, atende cerca de 180 crianças, de forma integral, na faixa etária de 6 a 10 anos. Isaque Carlos, de 43 anos, pai do pequeno Gustavo, de 9, conta que prefere que o filho ainda fique estudando em casa. “Meu filho estuda aqui e está só no sistema remoto ainda. Para nós, continuar com a entrega dos kits é uma força, um ganho a mais. Do jeito que está a pandemia, com serviço difícil e salário abaixando, é essencial”, finalizou.
Na lista de itens que estão sendo entregues às famílias estão alimentos como arroz, feijão, macarrão, farinha de milho flocada, leite e sardinha. A distribuição segue todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
Desde o início do ano, a gestão municipal já investiu mais de R$ 14 milhões na alimentação dos estudantes e disponibilizou 540 mil kits com gêneros alimentícios. Segundo o prefeito Rogério Cruz, o projeto é fundamental para garantir que as famílias vivam com mais dignidade. “Por isso, a continuidade desse programa é tão importante. Com o retorno das atividades presenciais em um formato híbrido e escalonado, muitas crianças ainda passam semanas alternadas em casa. Neste cenário, o poder público tem que cuidar de quem está em sala de aula e de quem está em casa”, afirma.
No primeiro semestre, a Secretaria de Educação realizou três entregas de kits de alimentação. Para os próximos meses, a pasta ainda avalia os critérios técnicos para a distribuição dos itens.
Cabe aos estados e municípios definirem a melhor forma de distribuição dos alimentos, mas, para auxiliar os gestores locais, o FNDE publicou uma cartilha de orientação e um documento com respostas às perguntas mais frequentes sobre a execução do Pnae durante a pandemia. As publicações trazem ainda direcionamentos sobre as compras da agricultura familiar neste período.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE, com informações da Prefeitura de Goiânia