Notícias
Livro e Material Didático
Em 18 de abril celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil
Esta terça-feira, 18 de abril, marca a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. A data é parte integrante do calendário oficial do Brasil desde janeiro de 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a comemoração em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia, em 1882, em Taubaté (SP), há exatos 141 anos.
Lobato foi o grande responsável por fundar a primeira editora brasileira, no ano de 1918. Anteriormente, todos os livros de escritores brasileiros eram impressos em Portugal. Autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “O Saci”, “A Chave do Tamanho”, entre outras obras infantis reconhecidas, Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. As obras do escritor, que morreu em 1948, foram traduzidas para mais de 10 línguas.
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, comentou sobre a celebração da data e a atuação da autarquia na área. “Sempre é um momento importante celebrar uma data como essa. Os livros são imprescindíveis na formação de uma criança e na construção social, ética e participativa de um cidadão. No FNDE, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), distribuímos livros infantis para pequenos estudantes das redes públicas de todo o país”, afirmou.
Para Nádja Cézar, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, comemorar a data é de extrema relevância para o contexto educacional no Brasil. “Sabemos que o livro infantil atua como um dos primeiros contatos da criança com a literatura. Por meio dele, o indivíduo começa a ter as primeiras sensações no campo da imaginação, e o seu desenvolvimento cognitivo é impulsionado com esse contato direto”, explicou.