Notícias
Delegação da Armênia visita o FNDE para troca de experiências em educação e alimentação escolar
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu nesta quarta-feira, 16, a delegação da Armênia, liderada pela vice-ministra da Educação, Ciência, Cultura e Esporte, Araksia Svajyan. O encontro teve como objetivo promover uma troca de experiências sobre programas educacionais e alimentação escolar entre os dois países. A Armênia, assim como o Brasil, faz parte da Coalizão Global da Alimentação Escolar.
A delegação armênia conheceu as diversas vertentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E foram apresentadas ações relacionadas as compras da agricultura familiar, questões sanitárias relacionadas ao preparo dos alimentos, aspectos nutricionais e de construção de cardápios, os mecanismos de monitoramento e avaliação, e a estrutura de financiamento do programa. O FNDE destacou a importância da visita não apenas para compartilhar o conhecimento brasileiro, mas também para aprender com as boas práticas implementadas pela Armênia, especialmente em hortas, estufas e pomares escolares. O país é reconhecido por seu programa de hortas, que envolve as escolas na produção de frutas e vegetais, gerando renda para a comunidade e abastecendo as escolas com alimentos frescos. Além disso, a Armênia investe na reforma de escolas e na aquisição de equipamentos de cozinha, áreas que também são foco do FNDE por meio do PDDE.
Além do PNAE, foram apresentados outros programas educacionais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE, destacou a importância da cooperação internacional: “O FNDE é o principal órgão de recepção de políticas públicas de educação no Brasil, responsável por programas que visam melhorar a qualidade da educação e compartilhar boas práticas com outros países. Já conhecemos algumas experiências da Armênia, como a agricultura familiar e as hortas nas escolas, e estamos muito interessados em aprender mais com essas iniciativas”.
A vice-ministra da Armênia, Araksia Svajyan, ressaltou os desafios e transformações no sistema educacional armênio e demonstrou interesse em futuras colaborações com o Brasil. “Estamos em um momento desafiador na Armênia, implementando reformas no sistema educacional. Esta troca de experiências é valiosa para ambos os países, especialmente no que diz respeito à alimentação escolar e às práticas sustentáveis que estamos implementando em nossas escolas.”
Karine Santos, coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, reafirmou o compromisso do FNDE com a cooperação técnica internacional e colocou a equipe do FNDE à disposição para a continuidade do projeto.
A visita consolida o diálogo entre Brasil e Armênia, promovendo o intercâmbio de boas práticas na educação e na alimentação escolar, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades escolares.
Participaram também da visita ao FNDE outros dois vice-ministros da Armênia: Anna Zhamakochyan, vice-ministra do Trabalho e Assuntos Sociais, e Aram Meymaryan, vice-ministro do Meio Ambiente.